Conheça 7 lagartas assustadoras

Nem todas as lagartas parecem ter saído de um filme da Pixar. Pelo contrário, na maioria das vezes, estas criaturas nos dão medo, devido à sua aparência inusitada.

Algumas pessoas sentem nojo e pavor, e acham reconfortante pensar que muitas delas se transformarão em belas borboletas ou mariposas. Talvez seja pelo fato de não estarmos habituados com a aparência dessas lagartas, que não deixam de ter sua beleza!

Megalopyge opercularis

130[1]

A lagarta da Megalopyge opercularis é a cascavel do grupo Lepidoptera (que inclui borboletas e mariposas). Roçar nos “pelos fofos” dela significa receber uma toxina poderosa que pode causar até choques anafiláticos.

Phobetron pithecium

219[1]

A lagarta da Phobetron pithecium é às vezes chamada de lagarta macaco (apropriado, pois às vezes é difícil acreditar que isso é mesmo uma lagarta). Seus “braços” peludos podem cair. E, como sua colega anterior, sua aparência “fofa” engana – a montanha de pelos é coberta de cerdas urticantes minúsculas.

Sibine stimulea

315[1]

É regra nesta lista que aparência “bizarra” seja complementada com veneno. Assim, a larva da Sibine stimulea não decepciona. Seu nome em inglês (saddleback caterpillar) se refere a uma característica nas costas da lagarta que lembra uma sela (“saddle” em inglês). Ela se transforma na traça marrom comum.

Isochaetes beutenmuelleri

413[1]

Na fase de pupa, esses bichos são quase transparentes e cobertos de pelos espinhosos que (você adivinhou) contêm veneno que pode causar dermatite. Por isso, são também chamadas de lagartas urticantes.

Stauropus fagi

514[1]

A lagarta lagosta se transforma em uma mariposa (sim, essa criatura é tipo “3 animais um 1”) com uma envergadura de 40 a 70 milímetros que varia na cor do cinza ao verde e marrom.

Dalceridae

6-3[1]

Dalceridae é uma família de insetos da ordem Lepidoptera, e suas lagartas também são conhecidas como “lagartas joias”, pela aparência incomum (é a lagarta da imagem destaque).

Hemeroplanes triptolemus

710[1]

Essa lagarta, que mais lembra uma cobra, se transformará em uma mariposa.

[HypeScience]