Conheça Tadmor, Dagon e outros 29 exoplanetas recém-nomeados

A União Astronômica Internacional fez a contagem dos primeiros votos do público nos nomes para um seleto grupo de exoplanetas. Os novos nomes vêm de todo o mundo, e cada sistema estelar tem seu próprio tema.

A estrela conhecida anteriormente como 55 Cancri, por exemplo, é agora conhecida como Copérnico, e seus planetas são nomeados Galileo, Jules Janssen, e uma variedade de outros astrônomos. Esses novos nomes do sistema são bastante convencionais, mas hey, eles são melhores que 55 Cancri b, c, d, e, f.

Outros, como o planeta recém-nomeado Dagon, tem uma história de fundo mais interessante. Dagon é um antigo deus peixe sírio – é um nome apropriado para este mundo, uma vez que ele orbita uma estrela chamada alfa Piscis Austrini.

Você pode ler o resto dos novos nomes aqui.

No total, 14 estrelas e 31 exoplanetas foram renomeados. Nosso favorito é o sistema estelar Lich (imagem destaque) (anteriormente conhecido como PSR 1257+12). Orbitado pelos planetas Poltergeist, Draugr (uma criatura morta-viva da mitologia nórdica), e Phobetor (a personificação de pesadelos), este é um sistema solar para o qual não queremos nos deslocar.

Ao contrário de outras organizações que afirmam que você pode pagar com dinheiro para nomear uma estrela ou planeta, esses nomes são reconhecidos pela comunidade científica.