Cupins constroem ventilação alimentada por energia solar em sua colônia

Cupins têm uma má reputação no negócio imobiliário. Eles são muitas vezes vistos como sinais do apocalipse doméstico, causando bilhões de dólares em danos a casas todos os anos. Mas, quando se trata de construir suas próprias casas, os cupins são mestres engenheiros. Tal é a sua proeza arquitetônica que alguns de seus montes têm sistemas de ventilação movidos a energia solar.

Não se preocupe, os cupins não estão nos batendo quando se trata da produção de painéis solares. Mas, eles estão usando a energia do sol como uma espécie de sistema de ventilação improvisado. Um estudo recente, publicado na PNAS, descobriu que alguns cupins constroem montes nos quais circulam ar, aproveitando o poder do aquecimento do sol.

Cupins são incrivelmente pequenos, geralmente têm apenas alguns milímetros de comprimento, mas eles podem construir casas, chamadas de montes, que podem chegar a quase 3 m de altura (e em alguns casos, são ainda mais altos). É preciso um grande número de cupins para construir e manter um monte, e todos aqueles corpos em um espaço pequeno – junto com os jardins de fungos que algumas colônias de cupins cultivam – podem tornar o ar viciado muito rápido. Os cientistas sabiam que tinha de haver um sistema de ventilação que trocasse o ar entre o interior e o exterior do monte, mas o mecanismo por trás dessa troca permanecia um mistério.

Anteriormente, os pesquisadores achavam que os cupins construíam o monte, aperfeiçoado com túneis e câmaras, de tal forma que o calor de todos os cupins vivos empurrava o ar do interior do ninho para a atmosfera, permitindo que o ar mais frio entrasse. Então, eles descobriram que o sistema de ventilação dos cupins trabalha mais como pulmões, recebendo e expelindo o ar ao longo do dia. Pesquisadores acreditavam que isso poderia ser impulsionado por mudanças na pressão do ar e do vento fora do monte.

Este novo artigo propõe que, em vez de vento, o sistema é acionado pelas mudanças de temperatura que variam entre o dia e a noite. Dentro dos montes de muitas espécies de cupins, incluindo os Odontotermes obesus, as espécies envolvidas neste estudo, há um buraco no centro que funciona como um átrio ou chaminé. Ligados a esta “chaminé” central encontram-se vários túneis de menor diâmetro. Durante o dia, quando o sol está batendo, o ar aquece e sobe nos tubos menores e esfria e desce no tubo maior. Durante a noite, o processo inverte conforme o ar nos espaços menores arrefece mais rapidamente do que o ar no meio. Este fluxo de ar ventila o montículo de forma eficiente – sem necessidade de ar condicionado.

Estes cupinzeiros, completos com sistemas de ventilação, podem durar por séculos. Um monte, recentemente encontrada na África, tem mais de 2.000 anos de idade.

Reflita sobre isso por um minuto, mas, em seguida, chame um exterminador. Mesmo que os cupins possam construir casas incríveis, você não quer que eles destruam a sua própria.