Dados de satélite mostram que a Terra está ficando mais verde

Não é sempre que os cientistas ambientais têm uma boa notícia. Mas um novo estudo na Nature Climate Change constatou que, nos últimos anos, a Terra foi ficando um pouco mais verde, acumulando um adicional de 4 toneladas de biomassa (vegetação) entre 2003 e 2012. Isso é uma coisa boa, porque as plantas absorvem dióxido de carbono da atmosfera, o gás do efeito estufa.

Agora, para estourar sua “bolha ilusória”: este estudo não está vendo uma conexão direta entre a quantidade de dióxido de carbono na atmosfera e o crescimento das plantas. Mesmo que as plantas extras façam a diferença, o fato é que o dióxido de carbono na atmosfera tem aumentado de forma constante ao longo de décadas.

O verde adicional veio de alguns lugares: em países ex-soviéticos, as florestas começaram a crescer de novo, enquanto na China, campanhas maciças de plantio de árvores parecem fazer efeito. Os pesquisadores também descobriram que as áreas mais áridas tinham um monte de vegetação, incluindo arbustos em savanas na África, Austrália e América do Sul.

Os pesquisadores usaram vários satélites para ver as mudanças na vegetação ao longo dos anos. Eles olharam para a radiação de microondas saltando da superfície da Terra, e ao reunir os dados de diferentes satélites, eles foram capazes de obter, mês-a-mês, uma ideia de quanta matéria viva de plantas o nosso planeta teve nos últimos 20 anos.

Embora nos últimos anos pareça que as coisas estão melhorando, o prognóstico não é completamente otimista. A equipe ainda encontrou enormes quantidades de desmatamento nas florestas tropicais da América do Sul e do Sudeste Asiático. Essas constatações se alinham com outro relatório do início deste mês, que observou que o desmatamento nas florestas tropicais parece estar aumentando. Não só isso, mas as áreas onde a vegetação está se espalhando (como as savanas) são altamente sensíveis a mudanças climáticas. Um ano particularmente seco (ou anos) poderia matar a nova vegetação e nos colocar de volta onde começamos.