Curioso

Descoberta bactéria que “produz” ouro

Uma descoberta canadense mostrou que a bactéria Delftia acidovorans é capaz de “produzir” ouro a partir de partículas minúsculas do metal e criar estruturas sólidas complexas similares a pepitas. Os estudiosos divulgaram os resultados na revista “Nature Chemical Biology”.

A bactéria em questão solidifica o ouro solúvel em seu exterior quando está em uma solução em que há partículas do metal, ou seja, o que o micro-organismo faz é transformar essas substâncias em uma massa de ouro bastante similar às verdadeiras.

Delftia acidovorans

Os cientistas responsáveis pelo projeto são da Universidade mcMaster de Hamilton, em Ontário, no Canadá. Um dos autores, o pesquisador Nathan Magarvey, explicou que, ao analisarem a bactéria, eles constataram que ela expele uma molécula (a delftibactina) que é capaz de fazer precipitar os íons do ouro em suspensão na água para criar estruturas sólidas.

Este processo ocorre em alguns segundos, basta que a temperatura seja ambiente e haja condições de acidez neutra. A molécula expelida pela bactéria é muito mais eficiente do que os produtos utilizados na indústria para produzir nanopartículas de ouro, de acordo com os cientistas.

Delftia acidovorans é encontrada junto a Cupriavidus metallidurans, outra bactéria que acumula pequenas partículas de ouro no seu interior. Os estudiosos afirmam que as  bactérias desempenham uma função importante no acúmulo e no depósito do ouro na origem das pepitas.

[Ciclo Vivo]

Sair da versão mobile