Descoberta na Venezuela a maior pepita de cristal de ouro do mundo

Peritos governamentais confirmaram a maior pepita de ouro do mundo, que foi encontrada em um rio na Venezuela.

Pesquisadores do National Laboratory de Los Alamos usaram um scanner de nêutrons para estudarem a peça de 217,78 g, aproximadamente o tamanho de uma bola de golfe, que vale mais de R$ 3,3 milhões.

O seu proprietário, que vive nos Estados Unidos, entregou as amostras para o geólogo John Rakovan, para que ele avaliasse a peça e comparasse a sua cristalinidade com a de quatro outras pepitas, as quais ele havia encontrado há décadas atrás na Venezuela. Ao provar que era um cristal, foi comprovado que seu design é natural, e isso aumenta mais ainda seu valor no mercado.

A estrutura ou arranjo atômico dos cristais de ouro desse tamanho nunca foi estudado antes, e temos uma oportunidade única para fazê-lo agora“, disse o professor da Universidade de Miami.

A equipe usou um scanner de nêutrons, pois eles, diferentes de outras sondas, como raios- X e elétrons; são capazes de penetrar vários centímetros de profundidade na maioria dos materiais. Três das quatro amostras revelaram-se pedaços únicos de cristal de ouro, em vez de múltiplos pedaços, como acontece com o cristal comum.

Além disso, a interpretação dos resultados também forneceu uma compreensão maior de como as peças raras podem ter sido formadas antes de serem ligeiramente deformadas por sedimentos antigos.

[Jornal Ciência]