Descoberto sapo que pode mudar a sua textura da pele

Em um novo artigo publicado no Jornal de Zoologia da Linnean Society, esta semana, os pesquisadores anunciaram a descoberta de Pristimantis mutabilis, um sapo que pode alterar a sua textura da pele.

O sapo minúsculo, do tamanho de uma unha, se mistura com o musgo, tornando sua pele espinhosa e áspera, texturizada como seus arredores, na Cordilheira dos Andes do Equador (o mecanismo pelo qual ele faz isso ainda é desconhecido). Quando colocado em um fundo suave, como um pano de fundo branco para fotografia, o sapo endireita-se por fora, tornando-se lustroso, mais uma vez. Toda a rotina de mudança de forma leva apenas cerca de três a cinco minutos.

Uma série de fotos ilustrando como o sapo muda sua textura da pele do espinhosa e acidentada para suave.

Uma série de fotos ilustrando como o sapo muda sua textura da pele de espinhosa e acidentada para suave.

“Os espinhos e a coloração os ajudam a misturarem-se em habitats cobertos de musgo, o que torna difícil para nós vê-los”, disse a bióloga Katharine Krynak. “Mas se a textura realmente os ajuda a escapar de predadores ainda precisa ser estudado.”

Os pesquisadores também relataram que alguns primos maiores do sapo, os já descobertos Prismantis sobetes, também têm essa mesma capacidade de mudar de forma, o que não havia sido notado antes.