Encontrada: a galáxia mais distante da Terra

Há mais de 13 bilhões de anos-luz de nosso planeta minúsculo, uma galáxia antiga espreita. Nomeada EGS-zs8-1, ela é um aglomerado extremamente luminoso de estrelas – e é a galáxia mais distante que já vimos.

A EGS-zs8-1 foi identificada originalmente por imagens tiradas com os telescópios espaciais Hubble e Spitzer, mas esta pesquisa mais recente identificou a localização exata da galáxia através do Observatório WM Keck, no Havaí. Seu novo instrumento  MOSFIRE  (Espectrógrafo de multi-objeto para exploração de infravermelho) permite que os pesquisadores estudem as mudanças de luz de várias galáxias ao mesmo tempo, dando uma indicação mais clara de quão longe as galáxias se situam.

As mudanças de luz da EGS-zs8-1 indicam que ela é pouco mais jovem do que o Big Bang, que acredita-se ter ocorrido há 13,8 bilhões de anos atrás. Se as medições do Keck estiverem corretas, então esta galáxia formou-se há apenas 670 milhões de anos após a origem cataclísmica. Na escala de tempo do universo, nossa dimensão estava em sua infância.

Visto que a luz desta galáxia levou 13,1 bilhões de anos para viajar aos nossos olhos insignificantes, nós estamos realmente olhando para o passado, para quando este aglomerado de estrelas formou-se pela primeira vez. Mesmo em uma idade tão jovem, a EGS-zs8-1 já era uma galáxia maciça de se ver.

“Enquanto nós vemos a galáxia como ela era há 13 bilhões de anos atrás, ela já havia construído mais de 15% da massa da nossa Via Láctea hoje”, disse Pascal Oesch, principal autor do estudo, em um comunicado. “Mas ela teve apenas 670 milhões de anos para fazê-lo. O universo ainda era muito jovem nessa altura.”

Talvez em EGS-zs8-1, em um remoto planeta deserto orbitando dois sóis, um jovem padawan esteja contemplando seu destino.