Seu esmalte do dente pode ter começado como escama de peixe

Seu sorriso branco-pérola tem uma história de origem nos peixes. E não, não estamos nos referindo ao seu uso excessivo de produtos de branqueamento dentário. Peixes reais estavam envolvidos, há milhões de anos.

O esmalte dos dentes é a substância mais dura do corpo humano, protegendo os dentes contra danos. Ele é encontrado somente nos dentes de vertebrados, mas como surgiu para blindar nossas bocas se manteve um mistério. Agora, os cientistas acreditam que podem ter encontrado uma resposta nas escamas de peixe de 400 milhões de anos de idade.

Em um artigo publicado na Nature,  pesquisadores descobriram uma substância brilhante nas escamas de peixe chamada ganoína que está relacionada com o esmalte. Eles recolheram amostras da substância de peixes cartilaginosos vivos, como o peixe-agulha manchado, que se parece assim:

3403414526_4ba28c79e2_o[1]

Os pesquisadores descobriram que as proteínas na pele do peixe-agulha manchado eram idênticas às proteínas ligadas ao desenvolvimento do esmalte em dentes humanos. O peixe-agulha tem ganoína em suas escamas e em partes de seus dentes. Olhando para trás, através do registro fóssil, os cientistas descobriram que os peixes primitivos, como o Psarolepis romeri, de 400 milhões de anos atrás, tinham a mesma substância, ganoína, em suas escamas, mas não em seus dentes. Isto sugere que, em algum ponto entre os dois, a produção da ganoína mudou de apenas das escamas para abranger os dentes também.

Interpretação artística de como o Psarolepis romeri teria parecido

Interpretação artística de como o Psarolepis romeri teria parecido

“Nossa hipótese é que o esmalte se originou nas escamas, antes de colonizar os ossos dérmicos e finalmente os dentes,” os autores escrevem. Eles acreditam que a ganoína do esmalte teve como função inicial apenas proteger escamas de peixes ósseos antigos, criando placas blindadas como o peixe-agulha manchado tem ainda hoje. Os dentes destes peixes eram simplesmente desprotegidos, “dentina nua”. Dentina é a parte dura, branca do dente precisamente sob o nosso esmalte – é forte, mas não tanto como o esmalte. Em algum lugar ao longo da linha evolutiva, alguns destes peixes antigos começaram a incorporar ganoína/esmalte em outras superfícies duras de seus corpos, incluindo as estruturas dentais, chamadas odontoides, que eles tinham do lado de fora de suas bocas. Eventualmente, esta teoria diz que os peixes começaram a evoluir com ganoína/esmalte sobre seus dentes atuais, uma característica que tem sido passada pela linha evolutiva para quase todas as criaturas dentadas hoje, dos seres humanos aos crocodilos.

Como e precisamente quando a mudança aconteceu permanece um assunto para futuras pesquisas.