Facebook compartilhará seus hábitos de navegação com anunciantes

Tornar os anúncios melhores. É com esse objetivo que o Facebook anunciou, no último dia 12, alterações em sua política de publicidade. Hoje, a rede social usa somente informações com base no que você faz no próprio serviço — como as páginas que curte e as publicações que compartilha — para sugerir propaganda. Mas a função está prestes a dominar novos espaços.

Nas próximas semanas, a empresa de Mark Zuckerberg passará a considerar a atividade de usuários em sites externos e, no caso de dispositivos móveis, também os aplicativos que utilizam. “É um tipo de publicidade baseada em interesses, e muitas empresas já fazem isso”, justifica o Facebook, em comunicado à imprensa.

Digamos que você quer comprar uma nova TV, e começou a pesquisar aparelhos na internet. Em seguida, anúncios com ofertas de televisores vão pipocar lá no seu feed azul, “para ajudá-lo a obter o melhor preço ou considerar outras marcas”.

O serviço divulgou um vídeo em que Jake Brill, gerente de produto, explica a novidade. Segundo ele, quem usa a rede social também terá mais controle sobre os anúncios — embora eles sejam inevitáveis. Os usuários poderão se manifestar quando a propaganda não tiver a ver com seus interesses ou quando não quiserem ver o conteúdo de determinado anunciante.

Inicialmente, a novidade vale só para os Estados Unidos. Mas a empresa informa: “Estamos trabalhando duro para expandir globalmente nos próximos meses”.

[Galileu]