Por que os gatos dormem tanto?

Os cientistas ainda não conseguiram desvendar totalmente por que esses felinos passam pelo menos a metade do dia dormindo. Uma das hipóteses levantadas é o fato de os gatos serem, por natureza, caçadores. Assim, instintivamente, eles poupariam o máximo de energia para o momento de uma eventual caçada, mesmo que isso seja pouco provável na vida dos animais domesticados.

Estudos revelam que os gatos alternam momentos de sono leve (cerca de 70% do tempo) com períodos de sono profundo, quando podem ser observados movimentos rápidos dos olhos – sigla REM, em inglês. Esse movimento, também presente no sono humano, é um indicativo de que os bichanos podem ter atividades oníricas, ou seja, sonhos. A maior parte dos especialistas acredita em tal hipótese e o fato de os gatos mexerem as patas e as unhas, agitarem as orelhas e fazerem estranhos ruídos na fase de sono REM seria evidência desses sonhos.

gatinho-dormindo[1]

Outra curiosidade a respeito do descanso do animal é o estado de atenção conservado por ele. Mesmo dormindo, o bichano acorda rapidamente ao primeiro sinal de perigo. Talvez por isso, ao contrário de nós, os gatos não apaguem por longos períodos. Eles dormem curtos intervalos ao longo do dia, podendo totalizar em alguns casos mais de 16 horas de olhos fechados. Na média, porém, o descanso fica em 12 horas diárias. Parece muito, mas num ranking de sonecas, elaborado pela Universidade de Washington, nos Estados Unidos, o gato só aparece na 18ª posição. Confira abaixo quem são os reis do cochilo:

Nem tão soneca assim

O bichano tem fama, mas não está entre os primeiros no ranking dos dorminhocos

Morcego-marrom (Eptesicus fuscus)

Horas de sono diárias – 19,9 horas

Tatu-canastra (Priodontes giganteus)

Horas de sono diárias – 18,1 horas

Gambá americano (Didelphis virginiana)

Horas de sono diárias – 18 horas

Cobra píton (Phyton sp.)

Horas de sono diárias – 18 horas

Macaco-da-noite (Aotus trivirgatus)

Horas de sono diárias – 17 horas

Bebê humano

Horas de sono diárias – 16 horas

Tigre (Panthera tigris)

Horas de sono diárias – 15,8 horas

Musaranho-da-árvore (Tupaia glis)

Horas de sono diárias – 15,8 horas

Esquilo (Sciurus vulgaris)

Horas de sono diárias – 14,9 horas

Sapo-do-oeste (Bufo boreas)

Horas de sono diárias – 14,6 horas

gatos-dormir-5[1]

[Mundo Estranho]