Governador de Nova York proíbe criminosos sexuais de jogarem Pokémon Go

Sob orientação do governador Andrew Cuomo, o departamento correcional de Nova York tornou uma violação da liberdade condicional por crimes sexuais jogar jogos online – particularmente Pokémon GoEm um comunicado, Cuomo disse que as pessoas no registro de agressores sexuais estão agora proibidos de “fazer download, acessar, ou de alguma outra forma se envolver em quaisquer atividades de jogos de internet, incluindo Pokémon Go“. Ele também publicou uma carta enviada ao desenvolvedor do jogo Niantic, pedindo a sua cooperação na prevenção da inscrição de registrados nesse tipo de crime.

A decisão é baseada em um relatório de dois senadores do estado de Nova York, divulgado na semana passada. Jeffrey Klein e Diane Savino visitaram os locais de 100 criminosos sexuais registrados em Nova York e encontraram 57 pokémons e 59 pokéstops e ginásios dentro de metade de um quarteirão da cidade. Eles estavam particularmente preocupados com as “iscas” que atraem pokémons – e, assim, os jogadores, incluindo crianças – para um local. Enquanto os criminosos têm usado pokéstops e iscas para atraírem e roubarem jogadores, não há casos conhecidos de predadores sexuais que usaram isso até agora. No entanto, Klein e Savino estão criando um projeto de lei que iria proibir criminosos sexuais de jogarem o jogo e exigir à Niantic que remova qualquer  itens ou locais perto de suas casas relacionados com Pokémon Go.

Enquanto uma  proibição de Pokémon Go é relativamente trivial, a proibição de todos os jogos on-line é um grande negócio, e  registros de criminosos sexuais no seu conjunto são controversos. Não está claro o quão são eficazes, e as restrições que colocam sobre os registrantes – especialmente as destinadas a impedi-los de viver perto de locais onde as crianças se reúnem – podem ter consequências inesperadas .

A Electronic Security and Targeting of Online Predators Act, de Nova York, já exige às pessoas no registro de agressores sexuais o fornecimento de “todas as contas correntes de e-mail, nomes de tela, e quaisquer outros identificadores de internet”, que o departamento correcional envia para redes sociais para que eles possam limpar as contas relacionadas a eles. Em sua carta, Cuomo diz que forneceu essas informações para Niantic, e seu escritório diz que as regras serão aplicadas a cerca de 3.000 criminosos sexuais em liberdade condicional. Enquanto o popular Pokémon Go foi o foco deste anúncio, a declaração de Cuomo sugere que esses dados podem ser fornecidos a outros desenvolvedores no futuro. “Os desenvolvedores de software que operam jogos de realidade aumentada como Pokémon Go devem ter direito à mesma informação que é regularmente compartilhada com empresas como Facebook, Apple e Microsoft”, disse ele.