Os homens têm ciclos hormonais?

Os homens passam por ciclos hormonais. Isso está bastante estabelecido. Seus níveis de testosterona tendem a atingir o pico primeiramente na parte da manhã, talvez em conjunto com os ritmos circadianos, e, em seguida, diminuem ao longo do dia, embora exercícios possam causar picos fugazes. O que a ciência ainda tem que mostrar é se os hormônios sobem e descem ao longo das semanas ou meses, como nas mulheres.

Alguns pesquisadores acreditam que os hormônios masculinos variam de acordo com as estações do ano. Um estudo de 2003 descobriu que os níveis de testosterona dos homens em uma cidade norueguesa caiu muito no verão e atingiu o pico no final do outono. Um estudo com homens dinamarqueses encontrou variações sazonais semelhantes (a partir de um cronograma ligeiramente diferente). Se essa periodicidade for real, ela pode ter a ver com a exposição ao sol, os treinos do verão, ou o ganho de peso do inverno. Mas, estudos feitos na ensolarada San Diego e na nevada Boston não conseguiram replicar as descobertas escandinavas. Em uma revisão de 2012, urologistas do Baylor College of Medicine em Houston concluíram que algumas “evidências existem para apoiar a noção” de ciclos sazonais, mas advertiram que eram necessárias mais pesquisas.

O endocrinologista Peter Celec, da Universidade Comenius na Eslováquia, acha que os homens têm um ciclo hormonal mensal confiável também. Em 2002 ele publicou um estudo mostrando que tanto os homens como as mulheres experimentam períodos lunares de testosterona; os níveis na saliva dos homens atingiu o pico de forma dramática no dia 18 de um ciclo de 30 dias. As descobertas de Celec não foram replicadas ou aceitas em campo, ainda assim ele continua convencido: ” Tenho pesquisado na literatura para resultados negativos, mas eu não encontrei nada”.

Celec acrescenta que, se as mulheres não menstruassem, as pesquisas provavelmente seriam céticas em relação a seus ciclos mensais também.