Hubble flagra uma supernova em seu momento mais brilhante

O fenômeno, classificado como extremamente raro, ocorreu a 12 milhões de anos-luz. A explosão foi registrada na galáxia Messier 82, também chamada de NGC 3034. Ela ocorreu tão próxima da Terra que será possível enxergá-la com o auxílio de um simples binóculos.

Steve Fossey, responsável pela pesquisa, disse que estava mostrando a galáxia para seus alunos quando notou “algo estranho”. Ele anotou a posição do objeto cósmico e enviou para seus amigos astrônomos da Caltech que foram verificar a informação.

Acredita-se que essa seja a explosão mais próxima da Terra dos últimos 150 anos. A estrela, que está na constelação da Ursa Maior, explodiu em um imenso espetáculo registrado através de imagens impressionantes do Observatório Espacial Swift, da Nasa.

O Dr. Brad Tucker, da Universidade da Austrália, mostrou sua felicidade através do Twitter: “A supernova em M82, que em breve será SN 2014i, é a supernova confirmada mais próxima já observada”.

sn_2014j_university_of_london_observation[1]

As explosões de supernova ocorrem quando uma anã branca – resultado da formação de uma estrela após ‘queimar’ seu combustível nuclear – explode, produzindo um brilho extraordinário. Para ser considerada supernova, a estrela precisa ter, pelo menos, a massa equivalente a 10 sóis.

Os pesquisadores afirmam que a explosão continuará a iluminar o céu nas próximas semanas e poderá ser visível da Terra usando um binóculos simples.

Os astrônomos estão aproveitando o máximo que podem o fenômeno para ajustar seus métodos de detecção em observatórios de todo o mundo.

A galáxia M82 tem um brilho 100 vezes maior do que a nossa, a Via Láctea.

112[1]

[Jornal Ciência]