Imagens impressionantes mostram tijolos derretidos depois de um incêndio

O Forte Zverev, localizado às margens do Mar Báltico, no norte Kronstadt, na Rússia, está completamente em ruínas atualmente. Ele, que é uma das várias fortalezas de Kronstadt, foi construído na década de 1860 pelo engenheiro Konstantin Zverev, a fim de fortalecer a área do norte do Golfo da Finlândia.

O forte tinha uma forma de cogumelo com teto curvo, um design diferente de todos que Konstantin Zverev já tinha construído antes. Na verdade, foi Zverev que, pela primeira vez na Rússia, conseguiu com sucesso fazer do asfalto um material de construção, cobrindo o chão batido com uma mistura de asfalto natural.

No início do século 20, o forte foi convertido em um armazém de minas da marinha e depósito de munição, e continuou em serviço por muito tempo após o término da Segunda Guerra Mundial, como um local para treinamento militar e prática de tiros.

Em 1970, um incêndio devastador ocorreu, durando várias semanas. Quando o fogo finalmente cedeu e o forte foi resfriado o suficiente para entrar, o porão estava completamente irreconhecível. O incêndio foi tão intenso que literalmente derreteu os tijolos do teto e eles escorriam sem parar. Não se sabe que tipo de material alimentou o fogo, mas, considerando o dano, era evidente que era algo extremamente inflamável.

032-1[1]

Em qualquer incêndio doméstico normal, um tijolo não chega a derreter. Isto requer uma temperatura suficientemente alta, pelo menos 1.800ºC. Para efeitos de comparação, um incêndio provocado por vazamento de gasolina produzirá uma temperatura de cerca de 1.100ºC.

032-2[1]

Alguns especulam que os russos estavam testando um novo tipo de arma, possivelmente com uma alta quantidade de fósforo contendo um composto semelhante ao napalm, que queima a temperaturas superiores a 2.000 graus.

032-3[1]

De acordo com outra versão, o forte era uma fossa de lubrificantes e de munição desativada, de água de esgoto e resíduos de navios, que foi acidentalmente incendiado por turistas descuidados. Até hoje, ninguém sabe explicar como o incêndio começou e quais foram as suas causas.

032-5[1]

032-4[1]

[Jornal Ciência]