No Japão, corvos estão roubando cabides para construírem seus ninhos

Corvos são conhecidos por serem aves muito inteligentes, e parece que agora eles podem nos ensinar uma coisa sobre a reciclagem e o roubo. O corvo de bico grosso asiático constrói o seu ninho com cabides que furta de diferentes casas.

Essas aves fazem uso de praticamente qualquer coisa que encontram por aí para construirem ninhos resistentes. Elas geralmente constroem estruturas rudimentares, feitas de galhos entrelaçados recolhidos de árvores e arbustos. Em seguida, tecem os galhos com pequenos pedaços de fio metálico que fortalecem a estrutura do ninho. Em alguns ninhos, os corvos chegam a incorporar pedaços de plástico amarrados no lugar do metal.

073-1[1]

Entretanto, galhos e outros materiais naturais são difíceis de encontrar na metrópole movimentada de Tóquio, Japão, então as aves se contentam com outra coisa ainda melhor: cabides.

Um blogueiro postou algumas dessas imagens por volta de 2005, depois de resolver o mistério do sumiço dos seus cabides. Aparentemente não é apenas o ninho: parece que esse corvos japoneses são colecionadores compulsivos de cabides.

073-2[1]

Às vezes, eles fazem seus ninhos de cabide sobre as linhas de energia. Isso pode causar blecautes e grandes problemas, especialmente durante a época de acasalamento. Assim, a empresa de energia Kyushu Electric possui “patrulhas” que procuram e destroem ninhos de cabide feitos em fios de rede elétrica.

073-3[1]

[Jornal Ciência]