O laser que derruba aviões

A empresa alemã de defesa Rheinmetall Defence testou um sistema de armas a laser que pode derrubar dois aviões a uma distância de mais de um quilômetro.

O equipamento de alta energia pode atirar mesmo em aviões em movimento rápido. As duas armas laser também podem ser usadas para cortar uma viga de aço, novamente a mais de um quilômetro de distância.

A empresa planeja tornar o sistema de armas móvel, e integrá-lo com um canhão automático.

O teste

A série de exercícios aconteceu na Suíça em novembro do ano passado. A arma laser de 50 kW foi testada contra uma série de alvos para mostrar as melhorias em relação a versão de 2011, de 10 kW.

Projetado para defesa aérea, os dois lasers do sistema são combinados usando uma tecnologia de sobreposição para focar um laser de 30 kW e um laser de 20 kW no mesmo local. Isto lhe confere o poder destrutivo de um laser único de 50 kW. A empresa diz que uma futura arma de laser 100 kW é totalmente viável.

rheinmetall-laser-test-2_large_verge_medium_landscape[1]

Três testes foram feitos contra três alvos diferentes.

O primeiro usou o laser de alta energia para cortar através de uma viga de aço de 15 mm de espessura. A viga de aço foi cortada ao meio de uma distância de 1.000 metros.

O segundo teste foi contra dois veículos aéreos não tripulados (drones), voando a 50 metros por segundo, que foram detectados a uma distância de três quilômetros e derrubados a dois quilômetros, em poucos segundos.

O sistema de armas a laser 50kW usou sistemas de radar e ópticos para detectar e rastrear dois aviões. Eles foram abatidos quando atingiram o setor programado.

rheinmetall-laser-test-0[1]

O sistema de armas os identificou usando radar para conquistar uma aproximação grosseira da localização dos alvos, em seguida, aperfeiçoando o rastreamento com um sistema óptico.

O terceiro teste foi um ataque simulado, utilizando uma “bola de aço” de 82 milímetros de diâmetro, movendo-se a 50 metros por segundo, destinada a imitar um morteiro. O sistema de laser imediatamente rastreou e destruiu o alvo. O tempo necessário para derrubá-lo foi rápido o suficiente para engajar e destruir morteiros de longo alcance, mesmo em climas ruins.

A empresa testou o sistema de laser em uma variedade de condições de clima, incluindo neve, luz solar e chuva.

A Rheinmetall planeja testar suas armas a laser para serem montadas em diferentes veículos, além de integrar um canhão revólver de 35 milímetros ao sistema.

[HypeScience]

Veja a seguir o teste com uma dessas armas lasers dos EUA:

[Youtube]