Por que levar um chute nos testículos dói tanto?

Você já deve ter presenciado a eterna discussão sobre o que é mais doloroso, dar à luz ou levar um chute você sabe onde. Independente de qual das duas situações é a mais desconfortável, é inegável que levar uma pancada nos testículos pode ser uma experiência bem traumática. Bem, os meninos que o digam, não é verdade? Mas, você sabe por que é que dói tanto? Afinal, há quem tenha morrido — literalmente — de dor depois de um trauma sofrido na região.

Para responder a essa questão, o pessoal do site Nerve foi consultar um especialista no tema, que explicou os pormenores do que acontece com o… quando ele é acertado por um pé, joelho, mão mal-intencionada ou objeto voador descontrolado.

13165036023639

Quando ocorre uma pancada nos testículos, um sinal nervoso é enviado ao cérebro a uma velocidade de aproximadamente 425 quilômetros por hora e, o cérebro, por sua vez, envia uma resposta através da espinha até o abdome e a virilha. Os testículos, então, liberam um neurotransmissor — a Substância P, associada com processos inflamatórios e dor — que ativa uma área cerebral chamada córtex somatos-sensorial, responsável por processar as sensações físicas.

13165137347649

[Nerve]