Material revolucionário é mais forte que o aço e mais leve que a água

Uma equipe do Instituto de Tecnologia de Karlsruhe, na Alemanha, inventou um novo material que é mais resistente do que qualquer liga de aço e com uma densidade menor do que a água. Ele foi criado a partir de impressão 3D a laser, utilizando camadas de alumínio e uma estrutura interna semelhante a um favo de mel.

Coberto com uma fina camada de 50 nanômetros de alumínio, as pequenas estruturas podem aguentar quase 280 Mega Pascal, uma unidade de medida usada para medir pressões. Isso faz o novo material mais forte do que qualquer material usado na engenharia.

A inspiração do novo composto vem de outros materiais porosos encontrados na natureza, como madeira e ossos. Esses tipos de estruturas são usados há muito tempo como inspiração por cientistas de materiais que buscam composições resistentes, mas até agora algumas especificidades das microestruturas se mostraram difíceis de serem replicadas.

Apesar de ainda existirem limitações para a técnica, Bauer acredita que em algum tempo a evolução da impressão 3D poderá criar uma série de novos compostos ultraleves e resistentes. “Essa é apenas a primeira prova experimental de que materiais como esse existem”, afirmou o cientista.

[Info]