Milhares de ratos mortos caem de paraquedas em Guam

Em uma cena digna de um filme de terror, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) lançou 2 mil ratos presos a minúsculos paraquedas de papelão sobre a ilha de Guam. Os ratos estão mortos e contêm uma “arma” mortal: analgésicos. O objetivo é acabar com as cobras-arbóreas-marrons (Boiga irregularis), uma espécie invasiva que se se tornou um verdadeiro flagelo no território norte-americano.

milhares-ratos-mortos

As cobras-arbóreas chegaram à ilha durante os anos 40 e 50, provavelmente em navios de carga. Elas se alimentam de lagartos e aves nativas, e são responsáveis pela extinção de várias espécies. Elas também danificam as subestações elétricas, provocando quedas de energia anuais, segundo a USDA.

Cães farejadores e armadilhas não foram suficientes para acabar com sua população, que pode chegar a 2 milhões de indivíduos, segundo a KUAM News.

Para combater o problema, a USDA passou a lançar iscas de ratos repletas de paracetamol, o principal ingrediente do Tylenol, escreveu Alex Johnson na NBC News. Cerca de 80 miligramas são suficientes para matar uma cobra, mas não são tóxicos o bastante para envenenar outros animais.

Os roedores foram amarrados a paraquedas feitos de papelão e papel de seda, e atirados de helicópteros que voavam baixo. Alguns contêm pequenos transmissores para ajudar os funcionários da USDA a acompanhar o progresso da operação. “O papelão é mais pesado que o papel de seda e se abre em uma ferradura invertida”, explicou Dan Vice, biólogo do órgão. O objetivo é prender as iscas aos galhos, já que as cobras as consomem com mais facilidade se estiverem penduradas nas árvores.

A operação de erradicação das cobras é parte de um programa de 8 milhões dólares que começou no início deste ano. A USDA está lutando arduamente para conter o crescimento da população. Afinal, é melhor que essas cobras não cheguem nem perto de um avião.

black-mamba_4328[1]

[Discovery Brasil]