Novas imagens de Plutão sugerem um ciclo meteorológico diferente

Para todos os efeitos, Plutão e a Terra não têm muito em comum. Um deles é um planeta, o outro não é (ou pelo menos não oficialmente). Um deles é um mundo de gelo, enquanto o outro é principalmente de água. Um é vermelho, o outro azul. Mas, fotos em preto e branco podem obscurecer um monte dessas diferenças. No último lote de imagens enviadas pela sonda New Horizons, Plutão se parece muito com nossa casa.

Não se deixe enganar, no entanto. Essas montanhas não são rochosas como as nossas, elas são feitas de gelo sólido. O planeta-anão mal pode aguentar sobre si uma atmosfera tão nebulosa e fina. E essas geleiras lisas? Elas são feitas de nitrogênio em vez de água.

Close up na Sputnik Planum e nas montanhas

Close up na Sputnik Planum e nas montanhas

No entanto, as fotos mais recentes fornecem novas evidências de que Plutão e a Terra podem ser semelhantes de maneiras mais interessantes – inclusive tendo tempo que muda de dia para dia, e algo como um ciclo hidrológico. Só que, em vez de água, o ciclo do hidrogênio de Plutão provavelmente gira em torno do nitrogênio.

Close-ups revelam geleiras flutuantes que esculpem padrões nas planícies geladas, informalmente chamadas Sputnik Planum. A atividade pode vir da evaporação do gelo da Sputnik Planum, que fica depositado nas montanhas a leste e mais tarde fluem de volta para as planícies.

Sputnik Planum se parece com a  Antártica

Sputnik Planum se parece com a Antártica

Setas indicam o fluxo das geleiras na Sputnik Planum

Setas indicam o fluxo das geleiras na Sputnik Planum

“Nós não esperávamos encontrar indícios de um ciclo glacial à base de nitrogênio em Plutão operando nas condições frias do Sistema Solar exterior”, disse Alan Howard, da New Horizons,  em um comunicado à imprensa. “Impulsionado pela fraca luz solar, este seria diretamente comparável ao ciclo hidrológico que alimenta calotas de gelo na Terra, em que a água evaporada dos oceanos cai como neve e retorna aos mares através do fluxo glacial. “