Ouça uma baleia imitando a voz humana

Recentemente pesquisadores tornaram pública uma gravação que mostra como a baleia NOC foi capaz de imitar a voz humana. Isso aconteceu em 1984 quando cientistas da Fundação Nacional de Mamíferos Marinhos dos Estados Unidos começaram a ouvir sons incomuns vindos da piscina de baleias e golfinhos que pareciam com os de pessoas conversando.

Em uma ocasião, um mergulhador estava nadando ao lado de NOC e, ao escutar uma ordem para deixar a piscina, ele foi à superfície. Para a sua surpresa, nenhuma das pessoas presentes na ocasião havia dito qualquer palavra e, assim, concluiu-se que NOC teria sido a fonte dos barulhos.

iPesque_Editorial__2131_22,10,2012,2151175826_foto1[1]

Um relatório sobre o assunto foi publicado na revista Current Biology. Sam Ridgway, um dos investigadores envolvidos na pesquisa, sugere que, para produzir esse som, NOC teve que alterar significativamente sua mecânica vocal – teve que variar a pressão do trato respiratório e ajustar os músculos para inflar o sáculo do vestíbulo do oríficio nasal. Por conta disso, percebe-se que ocorreu um complexo trabalho de aprendizagem de NOC.

Os sons gravados apresentam um ritmo próximo ao do discurso humano e suas frequências são várias oitavas abaixo dos sons habituais das baleias. NOC era uma baleia branca e morreu há cinco anos.



[History]