Paraplégico chuta bola na abertura da Copa com suporte de exoesqueleto

O Projeto Andar de Novo (Walk Again) permitiu que um paciente paraplégico voltasse a mover a perna para chutar uma bola durante a abertura oficial da Copa do Mundo. O movimento foi possível com o uso de um exoesqueleto acoplado a um computador e ao cérebro de Juliano Pinto, 29 anos, que tem paraplegia completa de tronco inferior e membros inferiores.

Anteriormente, Nicolelis teria anunciado que o paciente daria alguns passos no campo, o que não aconteceu. Contudo, a maior crítica de internautas nas redes sociais refere-se ao tempo de exibição da atividade, que se resumiu a alguns segundos. O paraplégico que participou do projeto e vestiu a roupa comentou a sensação que teve em vídeo postado no perfil do Facebook de Nicolelis. “Estou impressionado, eu não acreditava, só tenho a agradecer”, relata.

O projeto desenvolveu uma espécie de armadura robótica que traz um computador conectado ao cérebro do paciente por meio de eletrodos. O exoesqueleto ganhou o apelido de BRA-Santos Dumont 1, em homenagem a um dos precursores da aviação, o brasileiro Santos Dummont.

Entenda

O projeto Andar de Novo envolve um grupo de pesquisadores de 25 nacionalidades. Os detalhes foram mantidos em segredo e recebem críticas de outros cientistas devido à exposição em excesso da pesquisa e pelo fato de Nicolelis nunca ter publicado um estudo científico que envolvesse humanos e o controle de robôs a partir do cérebro. Nicolelis é reconhecido mundialmente por seus trabalhos envolvendo macacos, ratos e controle de mecanismos a partir de sensores neuronais.

Os testes do protótipo que foi apresentado ao mundo hoje aconteceram com oito pacientes da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), em São Paulo (SP). No dia 29 de abril de 2014 um dos pacientes conseguiu dar os primeiros passos com a veste robótica, usando somente o cérebro para os comandos. Até o dia 20 de maio, os pacientes já tinham dado, em média, 120 passos com o exoesqueleto cada um.

Confira o exoesqueleto em funcionamento no laboratório:

[EBC]