Passos geram eletricidade em escola da Inglaterra

Eles parecem um pouco com os alunos de Hogwarts, mas os meninos da Escola Primária Simon Langton em Canterbury, Inglaterra, não precisam de mágica para acender as luzes: basta pisar sobre ladrilhos do chão.

Os ladrilhos que revestem o longo corredor da escola britânica foram instalados em setembro pela Pavegen Systems, especializada em converter passos em eletricidade. Segundo a empresa, é a maior instalação do gênero em uma instituição de ensino.

Talvez vocês se lembrem dos ladrilhos de borracha da Pavegen, dispostos ao longo da linha de chegada da Maratona de Paris. Desde então, a empresa foi bem-recebida em dezenas de escolas, onde os alunos podem pisar no chão com toda força enquanto os professores aproveitam a nova tecnologia para transmitir conhecimentos.

paris-kinetic[1]

ladrilhos de borracha na Maratona de Paris

Quando os meninos do Simon Langton pisam no chão, a eletricidade gerada por seus passos aparece em uma tela de LED em tempo real. Eles também podem gerar energia para carregar seus próprios dispositivos e projetos, explica Sydney Brownstone ao Co.Exist. Mas para isso, precisam andar bastante.

A maior limitação à tecnologia da Pavegen é que ela gera apenas alguns watts por passo, dependendo da força empregada, o que equivale a 30 segundos de luz em uma lâmpada LED, destaca Brownstone.

Em fevereiro, a empresa deve instalar os ladrilhos em uma escola particular do ensino médio em Nova Jersey. Laurence Kemball-Cook, inventor da Pavegen, afirmou que a empresa pretende reduzir o custo de cada unidade (76 dólares) para que os ladrilhos sejam tão acessíveis como o piso de linóleo.

Apesar dos desafios, gosto muito do conceito de geração de energia da Pavegen e da forma como o visor mostra o que está acontecendo às pessoas enquanto caminham. É essa visualização que fica na memória dos alunos. Quando as lâmpadas do corredor da escola se apagam, está na hora de se mexer de novo. E se não der certo, é só invocar o feitiço “lumus”!

 [Descubra o Verde]