Peixe pré-histórico teria sido o primeiro animal a fazer sexo

Microbrachius dicki é o nome de um peixe pré-histórico, que viveu há 385 milhões de anos em lagos, onde hoje é a Escócia. O peixe é bem conhecido no meio científico, porém, até hoje havia passado despercebida a sua forma de reprodução.

Um estudo publicado na revista Nature afirma que esse peixe teria sido o primeiro animal a se reproduzir através de cópula, ao invés da inseminação externa dos ovos. John Long, acadêmico da Flinder University, da Austrália, fez a descoberta por um acaso, enquanto observava fósseis. “Nós definimos o ponto da evolução em que teve início a fertilização interna nos animais”, afirma.

Long observou em um dos fósseis uma espécie de apêndice em “L”, fato que obrigava o Microbrachius dicki  a fazer uma “dança” de acasalamento.

 “Esse apêndice era usado para transferir o sêmen para a fêmea”, explica o pesquisador.”O peixe precisava copular de lado, como numa espécie de dança, em que as barbatanas serviam para dar apoio enquanto o macho introduzia seu membro na fêmea”.

sem-titulo-2[1]

Ao que tudo indica, essa forma de reprodução não perdurou nessa espécie, que teria voltado a fazer fertilização externa. Só milhões de anos depois, o estilo inaugurado pelo peixe voltou a ser praticado, dessa vez por tubarões e arraias.