Pesquisadores descobrem gene que nos faz 3D

A série de livros infantis Flat Stanley narra as aventuras de um menino que viaja em um mundo 2D. Agora, uma equipe de pesquisadores podem ter encontrado o gene que estava faltando em Stanley (se ele tivesse sido real). É o gene YAP,  que ajuda a regular o tamanho dos órgãos, bem como controla a tensão, a direção e o alinhamento dos tecidos em seres humanos e em outros vertebrados. Os pesquisadores publicaram seus resultados na revista Nature.

Os pesquisadores suspeitavam que o YAP desempenhava um papel na resistência dos tecidos à tração, razão pela qual eles olharam para ele em primeiro lugar. Então, eles modificaram esse gene em um embrião de peixe medaka, ou peixe-de-arroz japonês, para ver como seria a reação à gravidade sem ele. Descobriram que os embriões com a mutação no YAP eram significativamente mais planos na direção da gravidade e os tecidos não se alinharam do jeito certo – especialmente os tecidos do cristalino do olho.

nibb-medaka[1]

Em seguida, os pesquisadores tentaram a mesma mutação em aglomerados 3D de células humanas e descobriram que os tecidos não foram capazes de manter a mesma tensão de antes, que é necessária para manter a forma e o funcionamento corretos. Se nossos tecidos não fossem capazes de segurar-se contra a força da gravidade, muitos dos nossos órgãos, tais como os olhos e o coração, não iriam funcionar tão bem. Com uma melhor compreensão do que faz os nossos tecidos resistirem à gravidade, os pesquisadores esperam uma melhora crescente de órgãos mais complexos de laboratório para transplantes.

“Simplificando, sem YAP todos nós seríamos muito diferentes, por dentro e por fora – talvez mais como lagartos de pernas curtas”, disse Makoto Furutani-Seiki, um biólogo da Universidade de Bath, na Inglaterra, e um dos autores do estudo.”O que nos excita é onde esta descoberta pode conduzir, em particular no campo da medicina regenerativa”.