Pizza mais ardida do mundo é 3X mais forte que o spray de pimenta usado por policiais

Você seria capaz de experimentar a pizza mais apimentada do mundo? Ela é três vezes mais forte que o spray de pimenta.

A pimenta pode ser o diferencial em alguns pratos, o sabor picante agrada muitos paladares, porém para encarar a chamada “Sizzler Saltdean”, considerada a pizza mais apimentada do planeta, é preciso ter coragem e estômago forte. Segundo os recentes testes realizados pela Universidade de Warwick, na Inglaterra, a pizza é três vezes mais ardida que o spray de pimenta utilizado pela polícia.

O responsável pela invenção foi Paul Brayshaw, dono de uma pizzaria em Saltdean, Inglaterra, que confessou ser um fanático por comidas picantes. Depois de abrir sua pizzaria, Paul decidiu incluir um desafio no menu, e trabalhou para fazer a pizza mais apimentada possível.

A receita, além de conter os ingredientes tradicionais como a massa, queijo mussarela, extrato de tomate e o molho de ervas; acrescenta pedaços generosos da “pimenta fantasma”, conhecida por ser a pimenta mais forte do mundo, 15 vezes mais ardida que a malagueta.

Ao todo 1.300 pizzas foram vendidas, desde o ano passado quando foi incluída no cardápio. São raros os clientes que conseguem comer todas as fatias, apenas oito homens e uma mulher conseguiram comer todas as seis fatias da pizza apimentada.

A ardência começou antes mesmo de eu morder a fatia, e minha boca pegou fogo assim que a pizza tocou meus lábios“, disse Christopher Barnard, que desistiu da comida depois da primeira garfada.

Após servir a pizza, Paul oferece aos clientes, que muitas vezes não aguentam comê-la, sorvete de graça para aliviar o gosto.

A escala de Scoville é usada para medir o grau de ardência nas pimentas, e para a pizza Sizzler Saltdean ser considera a pizza mais apimentada do mundo pelo Guinness Book of Records, ela precisaria chegar a marca de 1 milhão de unidades Scoville. Após uma série de testes, os cientistas da Universidade de Warwick chegaram à conclusão que a pizza alcançava 3,2 milhões na escala Scoville, ou seja, três vezes mais forte do o spray de pimenta da polícia. O próprio inventor da receita admitiu que não consegue terminar duas fatias sem sentir os efeitos.

Não senti prazer nenhum. Apenas dor. Era insuportável. Eu estava com medo de engolir. A dor diminuiu após 20 minutos, mas depois a dor de estômago começou. Eu nunca faria isso de novo“, completa Christopher Barnard, de 28 anos, um dos corajosos que enfrentou o desafio de comer a Sizzler Saltdean.

[Jornal Ciência]