Encontrado planeta completamente banhado em lava vulcânica

O exoplaneta Kepler-78b é bem semelhante à Terra em questão de tamanho.

Astrônomos descobriram que o planeta tem um raio de apenas 1,17 vezes e uma massa de 1,9 vezes a mais do que a Terra, representando uma diferença bem pequena. Embora seu tamanho seja familiar, a possibilidade de vida ali é completamente nula.

712-1[1]

Orbitando cerca de cem vezes mais perto de sua estrela denominada Kepler 78, em relação a distância da Terra para o Sol, as temperaturas deste planeta variam de 1.226ºC para cerca de 2.760ºC, tornando-se praticamente um planeta banhado em lava. Além disso, outra informação interessante, é que o exoplaneta completa um ano a cada oito horas e meia.

Kepler-78b está a cerca de 700 anos-luz de distância da Terra. Os cientistas descobriram este mundo observando a estrela Kepler 78 escurecer quando o planeta em questão passou por sua frente, bloqueando a luz.

712[1]

O motivo de este planeta orbitar tão próximo à sua estrela-mãe ainda é um mistério para os astrônomos, já que se for levado em conta às teorias atuais de formação de planeta, nenhum mundo consegue se formar estando tão próximo de uma estrela.

No entanto, como agora esta possibilidade realmente existe, é provável que os cientistas e teóricos na área tenham que reformular suas teorias acerca do tema.

[Jornal Ciência]