Poluição no trânsito elimina perfume das flores e prejudica as abelhas

Pesquisadores britânicos da Universidade de Southampton afirmaram que a fumaça que sai dos escapamentos dos carros pode afetar a polinização realizada pelas abelhas, uma vez que a queima do diesel inibe os odores florais. Sem reconhecer os aromas das flores, as abelhas não conseguem extrair o néctar – e, de acordo com especialistas, a diminuição desta capacidade pode causar até mesmo uma crise global na distribuição de alimentos.

poluentes[1]

Liderada pelos professores Tracey Newman e Guy Poppy, a pesquisa comprovou que, quanto menor a atividade de polinização, mais prejudicada é a produção agrícola no mundo inteiro, uma vez que a atividade vital das abelhas pode ser encarada como “prestação de serviço” para até três quartos da agricultura mundial.

As experiências ocorreram em dois ambientes: no primeiro, com ar puro, o cheiro das flores não foi alterado; já no local em que o ar estava contaminado com a fumaça dos escapamentos, as substâncias que compõem os odores das flores foram alteradas, e o agradável cheiro desapareceu rapidamente. Depois, foi borrifado um perfume artificial semelhante ao das flores que perderam seu aroma, mas os insetos não demonstraram interesse pelo odor.

abelha coberta com pólen

abelha coberta com pólen

Ao concluir o estudo, Newman disse que a descoberta tem grande importância para o andamento de estudos, e que mostra novos efeitos nocivos da queima de combustível. “A exposição ao diesel altera os odores florais, o que é uma mudança significativa na química, já que até o olfato das abelhas é impactado”, afirmou o cientista para o jornal britânico Daily Mail.

Conhecido internacionalmente por defender o fim do uso de pesticidas contra abelhas, o ativista Paul de Zylva acredita que a queima de combustíveis é só mais uma ameaça para estes insetos. “As abelhas são criaturas extremamente sofisticadas, que vêm enfrentando vários rivais, inclusive a poluição do ar. Esta pesquisa é mais uma evidência de que elas sofrem ameaças por todas as partes”, comentou.

A redução da população de abelhas é um tema preocupante no mundo inteiro: além da urbanização intensa e do aumento da atividade agrícola, estes animais são ameaçados pelo uso de pesticidas e outros fatores.

info[1]

 

[Animal Planet]