Prata faz bactérias mortas agirem como zumbis

Os químicos de Israel descobriram os mortos-vivos do mundo microbiano. Acontece que as bactérias mortas pela prata podem matar agentes patogênicos que vivem nas proximidades, mesmo depois que elas estão mortinhas da silva.

A prata tem sido usada como um agente antimicrobiano durante séculos. Bactérias absorvem as partículas de prata, que é tóxica para as células. Ao contrário dos antibióticos, as bactérias não podem desenvolver uma resistência a esse metal.

Na experiência, os pesquisadores expuseram Pseudomonas aeruginosa ao nitrato de prata. David Anvir, da Universidade Hebraica de Jerusalém, diz que ele e seus colegas observaram as bactérias mortas agindo como esponjas, absorvendo a prata. Elas foram, em seguida, introduzidas a uma solução viva de P. aeruginosa, e os zumbis lançaram sua prata para atingir o equilíbrio, desencadeando um massacre microbiano.

“Funcionou ainda melhor do que as nossas expectativas”, diz Anvir. “É um novo, anteriormente não reconhecido mecanismo de como um agente antibacteriano mata.”

Alguns desmancha-prazeres – err, pesquisadores – disseram que “zumbis” é tecnicamente um equívoco. Peter Chivers, da Universidade de Durham, diz que chamar bactérias de “zumbis” implica reanimação, embora os micro-organismos estejam mortos de forma conclusiva. Entretanto, eu não teria tanta certeza – bactérias mortas que podem matar outros micróbios soa um pouco como zumbis para nós.