Quão longe você pode dirigir sem tocar no pedal de freio?

O sistema de travagem/frenagem regenerativa do carro elétrico BMW i3 é bastante extremo. Se você planejar com antecedência e permitir uma distância de frenagem suficiente, levantando o pé do acelerador, este pequeno carro elétrico vai chegar a uma paragem completa, sem nunca exigir um toque do pedal do freio.

Essa função levou recentemente a Auto Express  britânica coloca-la à prova, com um desafio-do-pedal-direito entre um casal de editores que foram para algumas das mais movimentadas ruas de Londres, com o objetivo de descobrir o quanto eles poderiam conduzir sem nunca tocar o pedal do freio.

Você tem que conferir o vídeo abaixo. É realmente muito divertido de assistir – e um pouco tenso às vezes.

Porém, há um problema nisso: você tem que estar numa estrada praticamente nivelada, a fim de não precisar pisar no pedal do freio depois de parar. Se houver uma inclinação mesmo que ligeira, o i3 tenderá a deslizar.

Embora não seja o funcionamento que nós encorajamos, isso demonstra os méritos de um pedal de condução. Com um pouco de suavidade e de planejamento, você pode achar que está raramente, se é que está, dependendo do atrito das pastilhas de freio.

E essa lição pode melhorar sua eficiência em praticamente qualquer carro, de verdade: elétrico, híbrido, ou não.