Assista em 45 segundos a formação de uma galáxia de 13 bilhões de anos

A NASA divulgou ontem um vídeo produzido pelo Goddard Space Flight Center que nos permite visualizar com mais clareza um dos muitos fenômenos que acontecem no universo: a formação de uma galáxia.

De acordo com a descrição do vídeo, as galáxias são uma junção de estrelas, gás, poeira e matéria escura que se mantêm unidos pela gravidade. O visual e a aparência de cada galáxia vão depender das interações com estrelas ou outras galáxias que podem acontecer ao longo de bilhões de anos.

Acredita-se que as galáxias tenham começado como pequenas nuvens de poeira e estrelas que giravam pelo espaço. Conforme outras nuvens foram se aproximando, a gravidade facilitou o contato e as manteve no espaço como grandes estruturas em rotação. As colisões que viriam a acontecer seriam as responsáveis por carregar matéria para a parte externa das galáxias, dando origem a enormes espirais repletas de colônias de estrelas.

Lançando mão da tecnologia, os cientistas conseguem “voltar no tempo” e simular como uma galáxia se formou no início do universo e se desenvolveu até chegar ao que podemos observar hoje. Por isso, a NASA nos dá a chance de ver 13,7 bilhões de anos de evolução cósmica acontecer em menos de 1 minuto diante dos nossos olhos. Veja o vídeo:

[Megacuriso]