Revista diz que spray de cabelo e ar-condicionado podem revelar vida alienígena

Uma nova teoria inusitada e bizarra sobre vidas extraterrenas.

Já que está difícil achar vida em algum dos bilhões de planetas da nossa Via Láctea, então devemos procurar por evidências de que eles tenham remodelado seus planetas – e, para isso, nada melhor do que torcer para que eles usem spray de cabelo e aparelhos de ar-condicionado.

Pode soar estranho, mas é uma teoria muito simples, na verdade. Aqui na Terra, esses produtos já usaram substâncias químicas conhecidas como clorofluorocarbonetos, os gases CFC, que agora são evitados por serem uns dos principais causadores do efeito estufa.

Eles eram usados antes porque não eram tóxicos. E o que isso tem a ver com a vida extraterrestre? Bom, os cientistas apostam na ideia de que os alienígenas também podem ter cometido o mesmo erro que nós, terráqueos, e usaram CFC em seus produtos.

Se isso for verdade, a evidência provavelmente estará na atmosfera dos seus planetas. Aqui na Terra, menos de um século de emissão de CFC já bastou para causar danos facilmente detectáveis na nossa atmosfera. Como o CFC nunca ocorre naturalmente em qualquer circunstância conhecida, então a presença dele indica a evidências de vida também devido ao fato do produto não poder ser criado sem a ajuda de uma forma de vida inteligente.

O que é ainda melhor é que o CFC é fácil de detectar, então não serão necessárias muitas tecnologias para perceber a presença dos gases.

Uma publicação da Astrobiology Magazine trouxe uma reportagem bem interessante sobre o assunto, que incluiu esta explicação do astrobiólogo Sanjoy Som do Instituto Espacial Blue Marble:

Uma civilização industrializada será uma que usará seus recursos planetários para a fabricação, cujos subprodutos atmosféricos (que logo serão detectáveis da Terra) poderiam ser um indício da atividade deles. Estamos no curso científico de sermos capazes de buscar ativamente por mundos extrassolares habitados por civilizações tecnológicas. Nós estamos a cerca de uma década de sermos capazes de medir composições detalhadas das atmosferas de planetas extrassolares”.

Para que a pesquisa de Sanjoy e seus colegas continue, eles precisam arrecadar a quantia de $ 24 mil dólares. Uma curiosidade da teoria é que os alienígenas poderiam, talvez, ter usado os gases CFC ou outras substâncias artificiais para aquecer planetas e iniciar um processo de terraformação neles. Isso significa que nós poderíamos detectar os gases mesmo em planetas que fiquem fora da zona estelar habitável.

Aquecer artificialmente um corpo fora da zona habitável para torná-lo próprio à vida também poderia ser um indício de inteligência. Por exemplo, suponha que em alguns milhares de anos, os humanos tenham feito a terraformação em Marte. Suponha que uma espécie alienígena esteja observando o nosso sistema solar e encontre a Terra. Além disso, ela mede a composição atmosférica de Marte, um planeta essencialmente fora da zona habitável de nosso sol, e encontra gases estufa elevados além de vapor d’água e oxigênio.Isso seria um forte indício para eles de que uma civilização inteligente estaria trabalhando para expandir seus domínios para fora de seu planeta natal”, concluiu o pesquisador.

[Jornal Ciência]