Salve-se de uma asfixia sozinho se pendurando de cabeça para baixo

Um novo estudo publicado na Resuscitation oferece uma maneira de salvar a si mesmo caso você esteja sufocando sozinho: Pendure-se de cabeça para baixo, por exemplo, pegando uma cadeira e ajoelhando-se sobre ela, como se você estivesse tentando espiar embaixo.

A posição da cabeça para baixo já é um método usado para salvar bebês da asfixia, mas combinar isso com outros métodos em adultos aumenta a chance de que você sobreviva, sugere o estudo. A gravidade funciona em seu favor dessa maneira, e saliva ou alimentos semi-sólidos são extraídos de suas vias respiratórias. Embora não delineie os outros métodos de auto-salvamento, a Clínica Mayo recomenda a tentativa de Heimlich-se pressionando-se contra o encosto de uma cadeira ou  uma bancada, e outros recomendam bater abaixo do peito no chão para tentar desalojá-lo.

Você já se perguntou como eles testam essas hipóteses? Artur Luczak, autor do artigo, parece ter tropeçado em uma mordida azarada de alimentos e teve um momento eureka: “Eu também experimentei asfixia por comida, e usando a posição de cabeça para baixo me ajudou a remover o objeto de minha vias aéreas, que mais tarde levou-me a investigar este procedimento.”