5 coisas que você precisa saber sobre a saúde do seu coração

Dois em cada três norte-americanos não sabem o que é um índice de massa corporal (IMC) saudável. E essa afirmação se estende em boa parte da população mundial. Uma nova pesquisa afirma que, além do resultado do IMC, alguns outros números podem dizer às pessoas se elas estão em risco numa variedade de problemas de saúde.

Pesquisadores da Universidade Estadual de Ohio entrevistaram mais de 2.000 adultos e perguntaram-lhes sobre o IMC. Por exemplo, se uma pessoa apresenta um IMC de 24, ela está abaixo do peso, obesa ou em seu peso normal?  Apenas 38% dos entrevistados responderam corretamente, que um IMC de 24 é considerado peso normal. 62% das pessoas responderam equivocadamente ou disseram não ter certeza sobre a afirmação.

O IMC é um número calculado a partir do peso e da altura de uma pessoa, e fornece um indicador confiável de gordura corporal e o risco de problemas cardíacos para a maioria da população. No entanto, o IMC não constitui um quadro completo de saúde. Por exemplo, os atletas com uma grande quantidade de massa muscular podem ter um IMC que os coloca na categoria de pessoas abaixo do peso, ainda que eles estejam, geralmente, muito saudáveis.

Assim, os pesquisadores salientam que, além do IMC, as pessoas devem saber outros quatro números para obter uma boa imagem de sua saúde: a sua pressão arterial, os níveis de colesterol, os níveis de açúcar no sangue e o comprimento da circunferência de sua cintura.

“Realmente, existem cinco números que todos devem saber quando se trata da saúde do coração”, disse Martha Gulati, diretora de cardiologia preventiva e saúde cardiovascular das mulheres no Centro Médico Wexner da Universidade de Ohio. “Depois que se aprendem os números, eles não só podem te dizer o quão saudável você é hoje, mas pode ajudar o médico a prever problemas cardíacos no futuro”.

Aqui estão os cinco números que cada pessoa deve saber:

O seu IMC

1315498097imc[1]

Esse índice compara a altura de uma pessoa ao seu peso. É calculado dividindo-se o peso de uma pessoa (medido em quilogramas) pelo quadrado da sua altura (medida em metros). Um IMC inferior a 18,5 indica que o indivíduo está abaixo do peso. Entre 18,6 e 24,9, é considerado normal. Já um IMC de 25 a 29,9, demonstra sobrepeso na pessoa, e 30 ou mais é considerado obesidade.

“Saber onde você se encontra dentro desse espectro é realmente importante, porque às vezes as pessoas vão ser muito receptivas ao seu peso, pensando: ‘Bem, esse número parece razoável. Porém, é razoável para a sua altura?’”, afirma Gulati.

Sua circunferência da cintura

cintura

Seu tamanho da cintura é importante porque é um indicador de gordura na barriga. Pessoas com muita quantidade de gordura nesta região estão em maior risco de doença cardíaca e diabetes tipo 2. A circunferência da cintura no nível do umbigo é outra medida útil para se estimar o risco de doença cardíaca. Para as mulheres, a circunferência da cintura deve medir menos de 35 polegadas (89 centímetros), e para os homens, ela deve ser inferior a 40 polegadas (102 cm).

Colesterol

colesterol-ruim[1]

Colesterol alto pode levar a doenças cardíacas e derrames. Os níveis de LDL (“colesterol ruim”) devem ser inferiores a 100 miligramas por decilitro (mg/dL). Em uma pessoa saudável, o número “total” de colesterol é abaixo de 200 mg/dL.

Açúcar no sangue

acucar-20132310-size-598[1]

Os níveis elevados de glicose no sangue podem causar diabetes, o que aumenta o risco de doenças cardiovasculares e pode conduzir a outros problemas, tais como problemas renais, de visão e danos nos nervos. O número de açúcar no sangue saudável é abaixo de 100 depois de não comer por oito horas (nível de açúcar no sangue em jejum).

Pressão arterial

Pressao-arterial

Dois números são usados para medir a pressão arterial: a pressão sistólica (quando o coração bate) e a pressão diastólica (quando o coração relaxa entre os batimentos). A pressão arterial normal está abaixo de 120/80 milímetros de mercúrio (mmHg).

Cerca de um terço dos americanos têm pressão alta, também chamada de hipertensão. Mudanças simples no estilo de vida, como a redução de sódio na dieta, parar de fumar, e certos medicamentos podem ajudar também a regular esse nível.

[Jornal Ciência]

Vale lembrar que só o seu médico pode avaliar os números corretos pra você.