Como sobreviver a um ataque nuclear

Acha que bomba atômica é assunto só para a ONU? Está mortalmente enganado! Aprenda tudo o que é preciso para escapar dessa ameaça.

FIQUE ALERTA

como-sobreviver-a-um-ataque-nuclear-1[1]

O bate-boca para reduzir os arsenais de países não termina, e terroristas estão cada vez mais próximos de materiais como urânio. Já se fala até de bombas que cabem em maletas. Por isso, siga nossas dicas!

PRESERVE OS SENTIDOS

como-sobreviver-a-um-ataque-nuclear-2[1]

Nem pense em olhar para o cogumelo formado pela bomba – a energia liberada cria uma luz mais brilhante que a do Sol e é capaz de cegar. A explosão também pode estourar seus tímpanos. Para aliviar a pressão sobre os ouvidos, deixe a boca aberta.

CORRA

como-sobreviver-a-um-ataque-nuclear-3[1]

Só 10% das vítimas que estão a até 1,5 km do epicentro da explosão sobrevivem. As chances melhoram a partir de 3 km: 50% escapam. O risco não está só no impacto da bomba. Uma radiação letal toma conta do pedaço em até 20 minutos. Para não dar de cara com ela, siga a favor do vento.

DESPISTE A RADIAÇÃO

como-sobreviver-a-um-ataque-nuclear-4[1]

Esconda-se em um lugar subterrâneo, como porões (vale até esgoto no desespero). Se estiver em um prédio, vá para uma sala sem janelas. Tire as roupas e use água e sabão para improvisar uma descontaminação.

NÃO SAIA DO ABRIGO

como-sobreviver-a-um-ataque-nuclear-5[1]

Aconchegue-se, o refúgio será sua casa por até 3 dias. Lá fora estará caindo uma chuva cheia de partículas radioativas derivadas da explosão. Se precisar deixar o abrigo, cubra a pele – o ideal é usar trajes específicos para isso, à venda na internet.

CUIDE DA SAÚDE

como-sobreviver-a-um-ataque-nuclear-6[1]

Rastros de contaminação podem estar nos alimentos e no seu corpo. Ache comida guardada em locais fechados e use recursos como pílulas de iodeto de potássio, que ajudam a evitar o aparecimento de câncer na tireoide e são entregues pelo governo em casos como esse.

[Superinteressante]