As estrelas têm sua própria música

A superfície de uma estrela é um lugar volátil. Em constante movimento, o exterior de uma estrela flui com o plasma e muitas vezes acumula novos materiais, que são atraídos pela imensa atração gravitacional da estrela.

Bem, acontece que essas atividades caóticas podem produzir um som muito característico na superfície da estrela. É isso mesmo: as estrelas fazem suas próprias músicas! Mas, infelizmente, nós, pobres seres humanos, nunca vamos ouvi-las diretamente. De acordo com os físicos, esse som teria uma frequência de 6 milhões de vezes maior do que o que qualquer mamífero pode ouvir. Além disso, o espaço é um vácuo, por isso mesmo, se você tivesse ouvidos super-humanos que pudessem discernir essa frequência, o som não seria capaz de chegar a eles.

Pesquisadores inadvertidamente tropeçaram nesta revelação acústica ao analisarem como o plasma se movimenta quando bate contra um laser ultra-intenso. Apenas um trilionésimo de segundo após a batida, o plasma se dispersa rapidamente, movendo-se de áreas de alta densidade para áreas de baixa densidade. No entanto, este movimento rápido cria um pouco de um gargalo, fazendo com que o plasma se acumule entre as áreas de alta e baixa densidade.

O acúmulo de pressão resultante e colisões entre íons do plasma geram uma série de ondas sonoras pulsantes com frequências de quase um trilhão de hertz. Em comparação, os golfinhos e morcegos, alguns dos melhores ouvintes da Terra, só podem ouvir 100.000 hertz. Os seres humanos podem ouvir apenas até 20.000 hertz.

De acordo com John Pasley, um físico da Universidade de York e um dos cientistas do projeto, talvez o único local na natureza onde essa interação plasmáti (e geração acústica resultante) poderia ser vista é na superfície de uma estrela. “Quando elas estão acumulando novo material estelar, poderiam gerar um som muito semelhante ao que foi observado em laboratório. Por isso, as estrelas poderiam estar cantando”. No entanto, a acreção de material normalmente só é vista em estrelas mais jovens, por isso, é provável que o nosso maduro Sol tenha perdido sua voz.