Novo substituto do açúcar: nanopartículas de areia revestidas

O açúcar é o inimigo número um da dieta no momento. O composto delicioso pode ser encontrado em muitos alimentos e bebidas (mesmo aqueles que não têm gosto doce) e tem sido culpado pela epidemia de obesidade nos EUA e em muitos outros lugares. Agora, uma startup israelense, DouxMatok, desenvolveu uma maneira de ingerir açúcar para que a sua língua saboreie a mesma quantidade de doçura, mas você estará ingerindo apenas metade do açúcar, de acordo com um artigo da Fast Company.

Aqui está como funciona, de acordo com sua patente: partículas de alimento seguras, pedaços nanométricos de celulose ou de sílica (o principal componente da areia da praia, e também um aditivo alimentar comum), são revestidas individualmente com açúcar. As nanopartículas são tão pequenas que a língua não pode senti-las, mas elas ainda entregam a doçura. Tem gosto de uma porção completa de açúcar, mas uma vez que o corpo absorve o revestimento doce, o resto da partícula não é digerida. E elas não são solúveis em água, para que possam manter a sua integridade e eficácia, mesmo quando dispersas em uma bebida doce.

O resultado é uma diminuição de 25 a 55% da quantidade de açúcar necessário para dar sabor ao alimento, dependendo da refeição em questão. Os fundadores da DouxMatok comparam este método à entrega de medicamento, porque uma quantidade menor de um medicamento ativo é necessário quando pode ser aplicado diretamente na parte do corpo onde ele é mais eficaz.

A empresa começou a testar a tecnologia com fabricantes e tem uma versão que pode ser usada em bolos ou refrigerantes. Eles planejam licenciá-la em breve, embora não haja nenhuma palavra sobre que tipo de aprovação da FDA pode ser necessária para este tipo de nano-alimentos; seu custo; ou se ela estará disponível em pequenos pacotes.