Este super material de vidro é quase tão forte quanto o aço

Como os engenheiros continuam a empurrar o que for possível para os nossos edifícios e gadgets, assim também eles encontram novas maneiras de ajustar as propriedades do vidro. Normalmente, o vidro é produzido pelo aquecimento mineral a uma temperatura elevada, em seguida, é deixado esfriando, mas a maior parte do vidro que brilha sobre os lados de arranha-céus e compõe as telas de smartphones e tablets é feita através de processos de produção especiais que reforçam o material, adicionando metal. Agora, uma equipe de pesquisadores japoneses descobriu uma maneira de adicionar uma versão de alumínio ao vidro usando um método de produção novo, de acordo com um estudo publicado no mês passado na Scientific Reports.

Para fazer o vidro super forte, os pesquisadores tiveram que ampliar suas visões sobre alumina, uma versão oxidada do alumínio, que possui algumas das ligações químicas mais fortes na Terra. Colocando alumina em vidro, os cientistas supuseram, faria o novo material super robusto. Mas, em suas primeiras tentativas, eles lutaram para produzi-lo. Quando eles tentaram fazer vidro com alumina, cristais turvos de dióxido de silício se formaram no vidro contra a superfície do recipiente, de modo que o vidro já não era transparente.

Mas, neste novo estudo, os pesquisadores descobriram uma maneira de contornar isso, removendo o recipiente completamente. Eles desenvolveram um método de produção chamado levitação aerodinâmica. Se isso soa como truque de festa de mágico, o processo real é igualmente impressionante – a mistura de vidro e alumina é realizada no ar enquanto ele se forma, e, durante o processo, gás oxigênio é bombeado entre a mistura e as superfícies de seu recipiente. Em seguida, um laser atua como uma espátula, misturando-a à medida que esfria. O material resultante (vide imagem destaque) continha mais alumina do que qualquer outro vidro até hoje, e os pesquisadores descobriram que ele era transparente e reflexivo. Mais importante ainda, os testes mostraram que o vidro era muito forte – mais forte do que outros vidros oxidados e a maioria dos metais, e quase tão duro como aço, relata Phys.org.

Os pesquisadores esperam que a levitação aerodinâmica possa tornar possível produzir todos os tipos de outros vidros super fortes. Mas, no momento, eles ainda estão tentando descobrir como aumentar a produção do vidro, uma vez que por enquanto esse método só pode trabalhar com lotes relativamente pequenos. Quando e se isso acontecer, o vidro super forte poderá fazer o seu caminho para os edifícios e aparelhos, tornando telas de telefones celulares rachadas uma coisa do passado.