Por que tantas pessoas são míopes?

A miopia está atingindo proporções epidêmicas. Nos EUA, mais de 40% da população precisa de óculos. As estimativas sugerem que um terço da população do mundo será míope até o final da década. A miopia geralmente pode ser tratada facilmente com óculos, lentes de contato ou cirurgia, mas, ainda assim, os míopes têm um risco mais elevado para desenvolver glaucoma e catarata e ter descolamento de retina. As condições dessa “epidemia” têm feito os pesquisadores se perguntarem sobre a sua causa. Agora, os cientistas pensam que têm uma boa compreensão de por que a condição se tornou mais comum: os jovens estão passando muito tempo em ambientes fechados, de acordo com um relatório publicado na Nature.

Estudos com gêmeos na década de 1960 mostraram aos investigadores que o DNA influencia a condição. Mas, informações antigas, de 400 anos atrás, indicaram que os genes não são toda a história – o astrônomo Johannes Kepler pensava que sua visão pobre resultou de manter o nariz em um livro por tantos anos. Pesquisas mais recentes têm confirmado a hipótese de Kepler: o aumento da miopia sincroniza-se com uma maior ênfase na educação, especialmente no leste da Ásia. Na China, quase 90% dos adolescentes e jovens adultos são míopes (em comparação com 10 a 20%, 60 anos atrás), e não é coincidência que a média de 15 anos de idade, em Shanghai, gasta 14 horas por semana fazendo lição de casa. No ano passado, pesquisadores alemães descobriram que os estudantes que frequentaram a escola por mais anos tinham uma taxa muito mais elevada de miopia do que os menos acadêmicos.

sala-de-leitura-02[1]

Especialistas não chegaram a um consenso sobre como exatamente diminuir a crescente onda de miopia. Mas um pesquisador australiano descobriu que as crianças poderiam manter uma visão saudável ao passar três horas por dia à luz de 10.000 lux ou mais – a mesma quantidade de luz que uma pessoa iria ver usando óculos de sol em um dia brilhante (para efeito de comparação, uma sala de aula bem iluminada tem geralmente não mais de 500 lux.) Muitos pesquisadores concordam que as crianças que passam mais tempo em ambientes abertos mantêm uma boa visão por muito mais tempo, além disso, a atividade física pode evitar a obesidade e melhorar o humor. O trabalho deu origem a campanhas de saúde pública, em uma série de países da Ásia Oriental, destinadas a incentivarem as crianças a saírem mais de casa.