Tomada com cronômetro evita desperdício de energia

É comum esquecer o celular na tomada, mesmo após ele já ter recarregado. O problema é que deixar qualquer aparelho na tomada, mesmo quando não estão em uso, causa desperdício de energia. Para solucionar essa questão, os designers Dan Bee Lee, Jang Soo Kim, KyoYeon Kim e WooRi Kim criaram um dispositivo especial chamado de “Dialug”, que impede o descuido.

A tomada “Dialug” possui uma entrada que funciona como um cronômetro analógico. Basta encaixar o eletrônico e girar a tomada no sentido horário para que o contador controle o tempo que a energia será usada. Os minutos serão estabelecidos pelo usuário – o tempo máximo é de três horas –  e o dispositivo se moverá de acordo com esse tempo, até que a passagem de energia seja cortada automaticamente.

tomada-cronometro-evita-desperdicio-descubra-o-verde[1]

O mesmo modelo possui outra entrada, sem contador, que funciona como as tomadas comuns. Dessa forma, o usuário terá liberdade de utilizar o equipamento da maneira que quiser.

O fato é que, além da economia de energia, a tomada ajuda a evitar casos em que os dispositivos queimam por ficarem tempo demais plugados. A opção mais viável ainda é desligar aparelhos como televisores, aparelhos de som, impressoras, micro-ondas, entre outros aparelhos que costumam ligados o dia inteiro. Comprovadamente, o modo stand by é um grande consumidor de energia.

[Descubra o verde]