É assim que os Velociraptores de Jurassic World deveriam parecer

Nos filmes de dinossauros da franquia Jurassic Park/World, os Velociraptores são máquinas de matar, parecendo algo como isto:

Jurassic World

Infelizmente, nem todos os paleontólogos estavam felizes com essa escolha estética. Já há algum tempo, os cientistas sabem que os dinossauros aviários (aqueles relacionados com as aves) provavelmente tinham penas e, provavelmente, pareciam um pouco mais com isto:

Animated Animated GIF

Muitos dinossauros, incluindo os Velociraptores, definitivamente tinham penas. E, agora, os cientistas descobriram um fóssil que nos mostra como um Velociraptor “penugento” teria parecido.

Você pode ver a impressão fossilizada das penas

Você pode ver a impressão fossilizada das penas

Em um artigo publicado esta semana na Scientific Reports, pesquisadores anunciaram a descoberta de um dinossauro intimamente relacionado com o velociraptor que definitivamente tinha penas.

“Este novo dinossauro é um dos primos mais próximos do Velociraptor, mas ele se parece com um pássaro. É um dinossauro com asas enormes feitas com grandes penas, assim como uma águia ou um abutre. Os filmes têm errado – assim é como o Velociraptor teria se parecia muito”, diz Steve Brusette, co-autor do estudo.

O fóssil do primo do  Velociraptor, encontrado na China.

O fóssil do primo do Velociraptor, encontrado na China.

O novo dinossauro, chamado Zhenyuanlong suni, teria tido cerca de 1,5m de comprimento, e viveu há 125 milhões de anos. É o maior dinossauro com penas e asas de pássaro descoberto até agora. Dado o tamanho das asas e o tamanho dos dinossauros, é provável que não voassem. Os pesquisadores especulam que as penas nas asas e na cauda poderiam ter sido usadas para exibição.