Pela primeira vez, cientistas medem rotação vertigiosa de planeta distante

Cientistas conseguiram medir, pela primeira vez, a rotação de um planeta em outro sistema solar, um gigante jovem e gasoso girando a vertiginosos 90.000 km/h. Na órbita de uma estrela cerca de 63 anos-luz distante da Terra, o Beta Pictoris b é mais de 16 vezes maior e 3.000 mais maciço que o nosso planeta, mas seus dias duram apenas oito horas.

“O Beta Pictoris b gira significativamente mais rápido do que qualquer planeta do sistema solar”, a uma taxa de cerca de 25 km/seg (90.000 km/h), relatou a equipe de astrônomos holandeses em artigo na revista científica Nature.

O equador de Júpiter gira a cerca de 47.000 km/h e o da Terra, a 1.700 km/h.

Essa medição, feita com o Very Large Telescope, do Laboratório Europeu Austral, repercute uma tendência observada no sistema solar de uma velocidade de giro crescente à medida que a massa dos planetas aumenta.

beta-pictoris-b[1]

Essa associação permite prever um giro, inclusive, duas vezes mais rápido, de cerca de 50 km/seg (180 km/h) para Beta Pictoris b, mas a equipe observou que o planeta ainda é jovem e quente e, provavelmente, vai acelerar à medida que resfriar e encolher para chegar ao tamanho de Júpiter nas próximas centenas de milhões de anos.

O planeta orbita a estrela Beta Pictoris, na constelação austral de Pictor (cavalete do pintor). Descoberto cerca de seis anos atrás, ele orbita sua estrela a uma distância oito vezes maior à entre a Terra e o sol.

Beta Pictoris b tem cerca de 20 milhões de anos, sendo muito jovem para os padrões astronômicos. A Terra, por exemplo, tem 4,5 bilhões de anos.

Os astrônomos usaram uma técnica chamada espectroscopia de alta dispersão para medir as mudanças nos comprimentos de onda da radiação emitida pelo planeta e, com isso, determinar sua velocidade de giro.

[UOL]