Vulcão gigante embaixo do gelo da Antártida pode afetar todo o planeta se entrar em erupção

Pesquisadores descobriram um vulcão debaixo do gelo em Marie Byrd, Antártida, após criarem dispositivos para medir a atividade tectônica. Os cientistas tinham a intenção de usar as máquinas sismográficas para ajudá-los em seus estudos com alguns tremores recentes, e foi quando descobriram que o motivo era um vulcão se formando debaixo do gelo.

A atividade vulcânica foi descoberta a cerca de 30 km do vulcão mais alto da Antártida, o Monte Sidley, e, apesar de uma erupção, que seria improvável conseguir romper a camada de gelo, o calor que a acompanha poderia ter um efeito sobre a paisagem e afetar o clima mundial.

045[1]

Uma erupção sub-glacial seria capaz de derreter o gelo, criando grandes quantidades de água que poderiam ir em direção ao mar, acelerando o fluxo marinho e aumentar potencialmente a perda dos blocos de icebergs.

“Existem numerosos vulcões em Marie Byrd, uma região serrana do oeste da Antártida”, disse Amanda Lough, da Universidade de Washington, representante da equipe sobre o assunto. “O fluxo de calor elevado pode influenciar a estabilidade do manto de gelo da Antártida Ocidental”.

A camada de gelo da Antártida é uma das duas calotas polares da Terra e ocupa uma área de 5,4 milhões de km², cerca de 98% do continente, tornando-se a maior massa de gelo compactada na Terra.

045-2[1]

A pesquisadora ainda acrescentou: “Erupções neste local não são susceptíveis de penetrar o gelo sobrejacente, com 1,2 a 2 km de espessura, mas geram grandes volumes de água de degelo que poderiam afetar significativamente o fluxo de corrente de gelo”.

[Jornal Ciência]