Conheça a mamba negra, uma das serpentes mais mortais do planeta

Um animal cuja picada pode matar um ser humano adulto em cerca de 20 minutos é digno de ser temido, não é? Principalmente quando incluímos nesse pacote os troféus de serpente mais venenosa da África e cobra de locomoção terrestre mais veloz do mundo. Estamos falando da mamba negra, uma das serpentes mais perigosas que existem e objeto de inspiração para diversos mitos africanos.

Essa não é uma cobra que você vai querer deixar dormindo com seu filho nempermitir que lhe faça uma massagem. A mamba negra é um animal extremamente rápido e que se torna altamente agressivo quando se sente em perigo. Seu veneno é potencialmente fatal e, ainda que já tenha sido desenvolvido um soro antiofídico, ele dificilmente será encontrado para curar uma vítima mordida na África Meridional e Ocidental, habitat comum da espécie. Por esse motivo, ela é considerada a cobra responsável pelo maior número de mortes entre os 20 mil óbitos anuais de pessoas atacadas por serpentes no planeta.

4234010135148-t640[1]

Características físicas

Diferente do que se pensa, a mamba negra tem uma superfície externa cobrindo sua pele dorsal que varia entre as cores marrom, verde-oliva, caqui e cinza. Seu nome veio, na verdade, da coloração azul-escuro, quase preta, no interior da sua boca que se faz presente sempre que ela se sente ameaçada.

A cabeça é estreita e alongada e seu corpo pode chegar a medir 4 metros, sendo considerada a segunda maior serpente venenosa do mundo — perdendo apenas para a cobra-rei, que chega a 5,6 metros. Na vida selvagem, esta espécie pode chegar a viver mais de 11 anos.

Habitat

A mamba negra pode ser encontrada nas savanas, florestas e pedreiras no leste e sul da África, em países como Angola, Quênia, Tanzânia, Moçambique e Zimbábue. Ela gosta de ambientes abertos e dorme muitas vezes em árvores ocas, fendas de rochas e tocas.

86248265110134139-t640[1]

Comportamento

Se você for perseguido por uma mamba negra, talvez correr não seja a melhor opção. Ela pode se locomover a uma velocidade de quase 20 quilômetros por hora. É quase a média de um maratonista profissional.

Essa serpente tem hábitos de caça diurnos, voltando para o mesmo lugar à noite para dormir, e frequentemente vive em pares ou pequenos grupos. É tímida e foge ao ver seres humanos, mas é também conhecida por ser muito nervosa. Ao sentir-se ameaçada, torna-se agressiva, levantando seu corpo a até um metro do chão. A partir daí, ela balança a cabeça, abrindo a boca para exibir o interior negro, emite um sibilo alto e alerta, através desses sinais, que está disposta a atacar. Essa postura é para que a cobra possa mirar melhor onde pretende atacar. Se o predador ou humano em questão não recua, ela dá o bote — ou inicia a perseguição. No assalto, a mamba negra ataca rapidamente várias vezes e depois foge.

Alimentação

Normalmente, a mamba negra alimenta-se de mamíferos, como ratos, esquilos e morcegos, além de pequenas aves. Porém, existem relatos de pessoas que afirmam ter encontrado araras e até outras serpentes adultas no estômago de cobras dessa espécie. Quando caça animais menores, a mamba negra pica e aguarda até que sua presa fique totalmente paralisada. Já quando trata-se de grandes animais, ela ataca e solta a presa. Em seguida, os segue esperando que fiquem paralisados ou morram.

Ela devora sua comida por completo, feito que é atribuído às suas mandíbulas flexíveis que se deslocam, permitindo que engula presas até quatro vezes maiores que o tamanho de sua cabeça. A digestão dura de 8 a 10 horas.

86248265110134837-t640[1]

Reprodução

Essa é uma serpente que se reproduz apenas uma vez no ano, entre a primavera e o verão. Machos disputam entre si pela fêmea e, após a cópula, 6 a 25 ovos desenvolvem-se por cerca de dois meses no corpo da progenitora.

Mambas negras são mães “desprendidas”.  Elas deixam seus ovos num ninho seguro e nunca mais os veem novamente. Mais dois ou três meses e os filhotes nascem, independentes e caçando por conta própria, com uma média de 50 centímetros de comprimento e tão peçonhentos quanto seus pais.

Veneno

Apenas duas gotas do veneno são o suficiente para matar um ser humano adulto. A peçonha da mamba negra está carregada com neurotoxinas que desligam o sistema nervoso, paralisando a vítima por completo. Sem o soro, a probabilidade de óbito é de 100%. O tempo da morte pode variar de menos de meia hora a até quatro horas. No entanto, se o soro não for aplicado nos primeiros 20 minutos, torna-se quase impossível reverter o envenenamento.

Curiosamente, pesquisadores franceses descobriram recentemente propriedades analgésicas nesse veneno que são tão eficazes no combate à dor quanto a morfina. A substância, apelidada de “mambalgina”, não apresentou efeitos colaterais da morfina — depressão respiratória — quando experimentada em roedores, porém, o medicamento ainda está em testes e deverá demorar um pouco para ser comercializado.

mambanegra

Outras mambas

Há também outras três espécies de mambas na natureza que são menores e menos venenosas que a mamba negra — ainda assim, muito peçonhentas. Todas elas são de coloração verde brilhante e vivem em árvores, frequentemente executando o bote enquanto caem dos galhos sobre suas presas:

  • Mamba-verde-ocidental: seu comprimento pode chegar a 3 metros e é a segunda cobra mais venenosa da África, ficando atrás apenas da mamba negra.
  • Mamba-verde-oriental: é a menor das mambas, chegando a medir no máximo 1,5 metro. É encontrada nas florestas da África Oriental.
  • Mamba-de-jameson: possuindo um dorso fino, pode chegar a 2,4 metros e vive na África Central e Ocidental.

Como você pode ver, mambas negras definitivamente não são o tipo de bichinho de estimação que você gostaria de ter. São temperamentais, mães desnaturadas… Além de ter aquele detalhe sobre elas terem potencial para matar um ser humano adulto em apenas alguns minutos.

Mas não se desespere, pois poderia ser pior. Esses répteis nunca estiveram no topo da cadeia alimentar e você não vai dar de cara com nenhuma serpente gigante em sua rotina de trabalho ou levar uma picada porque havia uma cobra na sua bebida. Afinal, você está no conforto da civilização, não é como se um animal desses fosse entrar pela sua porta a qualquer momento.

[Megacurioso]