Poderia a engenharia genética criar assassinos?

Boa notícia para as vítimas: a engenharia genética está lamentavelmente mal equipada para produzir assassinos sob medida de qualquer espécie. Isso porque a construção de uma forma de vida é um processo confuso e imprevisível. “É muito fácil de interromper o desenvolvimento e problemas serem causados”, diz Michael Deem, bioengenheiro na Universidade Rice. Muitas vezes, criaturas modificados morrem por razões que nunca são identificadas.

Isso significa que é também muito cedo para exercer engenharia genética para o bem – mas isso não impediu que cientistas avançassem em águas eticamente duvidosas para tentar. Na China, os pesquisadores recentemente editaram os genes de um embrião humano inviável. Embora a focalização fosse o gene responsável por uma doença do sangue potencialmente fatal, eles desencadearam um número de mutações inesperadas.

“Eles alegaram que nunca tiveram a intenção de levar as experiências até o fim para um ser humano ‘existente'”, diz Paul Root Wolpe, diretor do Centro Emory de Ética. “Mas, na verdade, essas experiências são exatamente o que você tem a fazer para aperfeiçoar essas tecnologias.”

Hoje, o caminho mais seguro para a modificação genética é provavelmente um indireto. Por exemplo, os estudos mostraram que os micróbios do intestino parecem afetar coisas como o estado de espírito e a obesidade. Modificar o microbioma pode levar a mais militares equilibrados ou mais humanos em boa forma em geral. A DARPA tem financiado duas tentativas de desenvolver sangue geneticamente modificado – um para funcionar como um tipo de sangue universal, e outro para entregar antibióticos. Como Wolpe aponta, os militares têm punido os soldados por recusarem tratamentos similares, tais como injeções de proteção contra agentes biológicos. O campo de batalha pode ser a perfeita terra-de-ninguém ética ou o alvorecer da valorização humana baseada nos genes.