Nuvens de água foram detectadas pela primeira vez fora do sistema solar

Uma equipe liderada por astrônomos da Universidade da Califórnia-Santa Cruz encontrou forte evidência de nuvens de água fora do sistema solar pela primeira vez.

“Nosso espectro mostra que WISE 0855 é dominada por vapor de água e nuvens, com uma aparência geral que é muito semelhante a Júpiter”, relata Andrew Skemer, um professor assistente de astronomia e astrofísica, em um comunicado no site da universidade.

WISE 0855 é uma anã marrom, ou estrela fracassada, que está a 7,2 anos-luz da Terra e tem cinco vezes a massa de Júpiter. Tem uma temperatura de -10º F (250º K), que, em termos não-científicos, faz com que seja uma das mais frias massas de seu tipo encontradas no espaço.

De acordo com a UCSC, as observações anteriores da estrela fracassada desde 2014 indicaram que pode haver nuvens de água ao redor do objeto, mas isso foi baseado em dados fotométricos limitados (medindo a intensidade luminosa). Neste caso, a equipe observou a anã marrom usando o telescópio Gemini-Norte, no Havaí, por mais de 13 noites, num total de 14 horas, e foram capazes de obter as primeiras medições de espectro da anã marrom. A Scientific American assinala que  o telescópio está localizado na montanha mais alta do Havaí, o que significa que há menos atmosfera para interferir nas observações telescópicas.