Veja o mundo microscópico em movimento do concurso Nikon [VÍDEO]

Durante os últimos 30 anos, a Nikon promoveu um concurso para as melhores microfotografias do ano, e a competição é acirrada. Em 2011, eles trouxeram essas imagens estáticas à vida, com a criação de uma categoria separada para vídeos, a chamada Nikon Small World In Motion.

Este ano, a competição foi julgada por Paul Maddox , professor de biologia na Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill. Ele teve que escolher dentre os vídeos de um linfócito T assassino, da locomoção de uma mosca da fruta, da deslumbrante formação de um cristal, entre outros, um vencedor que fosse original, informativo, tecnicamente proficiente e visualmente impressionante. Hoje, a Nikon anunciou os vídeos vencedores da competição 2014, confira a seguir todos os finalistas:

17) A mente de uma lesma do mar

As lesmas do mar não tem a reputação de ter um  cérebro poderoso. Mas, neste vídeo, acelerado em 100 vezes, seus neurônios acendem como luzes de Natal. As partes de cor mais clara são extremidades proteicas, que mostram onde os neurônios estão ativos.

16) Fluxo sanguíneo no peixe-zebra

O peixe-zebra fornece ótimos modelos para pesquisadores estudarem como se desenvolveram os vertebrados. Neste vídeo, Elliott Hagedorn mostra o fluxo de sangue na cauda de um peixe-zebra de dois dias de idade. Os vasos sanguíneos são corados de vermelho, e as células vermelhas do sangue são coradas de verde, trazendo oxigênio para as células na cauda.

15) O passeio da mosca da fruta

Para fazer este vídeo, o pós-doutorado Pushkar Paranjpe utilizou um novo programa de computador que pode acompanhar a trajetória e as pernas em movimento de uma mosca da fruta enquanto ela anda.

14) Melanoma em movimento

Melanoma, ou cancro da pele, é um dos tipos mais mortais de cancro em seres humanos, porque ele pode se espalhar rapidamente para outros órgãos. Neste vídeo, uma célula de melanoma está borbulhando, processo em que pequenas esferas eclodem na sua superfície antes de se ramificarem em células separadas.

 13) Proteína crescendo no rim de um rato

Nils Lindstrom cultiva rins de ratos embrionários em seu laboratório. Para ver melhor como as proteínas nesses rins cresciam ao longo do tempo, ele os marcou de várias cores e os fotografou a cada 20 minutos por dois dias. O vídeo resultante permitiu-lhe ver que as proteínas crescem em uma formação bastante ramificada.

 12) Micromotores na água e peróxido de hidrogênio

Micromotores são pequenas invenções que podem ir diretamente a determinadas partes do corpo para levar medicamentos, tirar amostras de tecido ou fazer pequenos reparos cirúrgicos. Neste vídeo, podemos vê-los movendo-se graciosamente através de uma solução à base de água que tem diferentes concentrações de peróxido de hidrogênio adicionado a ela.

11) Cristais de enxofre

O elemento enxofre é sólido à temperatura ambiente. Quando enxofre derretido é colocado entre dois pedaços de vidro, ele se solidifica em belos cristais multicoloridos.

10) Andando em linha reta

Quando os pesquisadores olham para a vida nas menores escalas, as coisas ficam um pouco estranhas. Movimentos celulares, especialmente em líquidos, tendem a ser aleatórios e caóticos. Enzimas ligadas a um motor de ADN normalmente se moveria de forma caótica através da base líquida, mas neste vídeo ela se move num percurso surpreendentemente linear.

9) Os movimentos de um protozoário

Lacrymaria olor é um protozoário com cerca de 0,1 milímetro de comprimento que vive em água doce. Ele tem esse nome devido a sua forma, que se assemelha poeticamente à lágrima de um cisne, e ele pode estender sua “garganta” até sete vezes o comprimento do seu corpo, como é visível neste vídeo.

8) Glóbulos brancos ao resgate

Os glóbulos brancos ou leucócitos reúnem-se nas partes feridas do corpo, a fim de curá-las. Este vídeo oferece uma visão rara de como eles fluem em vasos sanguíneos sintéticos.

7) Linfócito T vs Cancro

Podemos pensar nas células T (ou linfócitos T) como os cães de ataque do sistema imunológico. Mas, raramente nós conseguimos vê-los em combate contra células causadoras de doenças. Neste vídeo, a célula T (laranja) se depara com uma célula cancerosa (azul) – e vence.

6) Rotífero faminto

Rotíferos são micro-organismos que medem não mais que meio milímetro e vivem principalmente em ambientes de água doce. Neste vídeo, um rotífero investiga a sua refeição favorita de resíduos orgânicos.

5) A divisão das células estruturais

A vimentina é uma importante proteína usada no citoesqueleto, as células que dão aos nossos corpos forma e estrutura. Este vídeo capta a proteína passando por mitose, processo no qual as células se dividem, acelerada em até 40 vezes sua velocidade natural.

4) Divisão celular em um nematoide

Nematoides, vermes que medem 1 mm, são organismos simples, então os cientistas adoram estudar a forma como eles funcionam. Para este vídeo, os pesquisadores anestesiaram uma larva nematoide e tiraram uma foto a cada 20 segundos de como suas células se dividiam e o animal crescia. As partes cor de rosa são histonas, proteínas em torno das quais as cadeias de DNA são enroladas, e as partes verdes são a proteína tubulina.

3º lugar – Óleo e água

Todo mundo sabe que água e óleo não se misturam, mas raramente sabe-se que eles são tão bonitos juntos. Neste vídeo, as gotas de óleo gradualmente se aglutinam, retardando o processo de evaporação. Uma melhor compreensão de como se move o petróleo na água pode ajudar os pesquisadores a encontrar melhores maneiras de limpar vazamentos de petróleo.

2º lugar – Cristais de cafeína

A maioria está acostumada a consumir cafeína em líquidos, como café ou chá, mas verificou-se que a cafeína (como muitos compostos orgânicos) pode ser feita de cristais, dadas as condições adequadas. Neste vídeo, uma gota de cafeína pura cristaliza-se em um dissolvente de água. O vídeo foi acelerado; a reação ocorreu ao longo de 40 minutos.

1º lugar – Ouvido interno do peixe-zebra

Peixes-zebra não parecem em nada com os seres humanos, mas eles são um surpreendente bom modelo para os pesquisadores observarem  como os vertebrados se desenvolvem. Neste vídeo, os pesquisadores acompanharam o crescimento da linha lateral de um peixe-zebra, um órgão sensorial análogo ao ouvido interno dos mamíferos, que pode perceber como a água se move ao redor do peixe. Os pesquisadores manipularam os genes do peixe para diferenciar as cores das células, dependendo da sua função (as células sensoriais, assim como as suas células de suporte, são de cor mais clara) e criaram este vídeo em lapso de tempo durante o curso de 36 horas.