Computador é capaz de ler letras diretamente do cérebro da pessoa

Usando dados de varredura do cérebro e um conjunto de algoritmos de computador, cientistas da Holanda foram capazes de determinar quais letras uma pessoa estava olhando. A descoberta sugere que logo vai ser possível reconstruir os pensamentos humanos em um nível de detalhes sem precedentes, incluindo o que vemos e até mesmo nossos sonhos.

Computador-e-capaz-de-ler-letras-diretamente-do-cerebro-da-pessoa

Para que isso aconteça, pesquisadores da Radboud University Nijmegen construíram um sistema composto por um scanner de ressonância magnética funcional, um software de reconhecimento de forma, e um algoritmo de treinamento.

Durante os exames cerebrais, os cientistas obtiveram dados a partir do lobo occipital, uma região na parte de trás do cérebro que reage a estímulos visuais. Voluntários foram orientados a olhar para uma série de letras que piscavam na tela, incluindo versões manuscritas das letras B, R, A, I, N, e S. Esta atividade visava estimular áreas específicas no lobo occipital, onde os cientistas extraíram trechos de informação chamados voxels.

Eles, então, ensinaram um algoritmo a correlacionar certos pixels, ou seja, a configuração de letras específicas para estes voxels. Isso permitiu que o sistema reconstruísse a imagem que estava sendo visualizada pelo voluntário, ainda que pouco clara.

“Nossa abordagem é semelhante à forma como nós acreditamos que o próprio cérebro combina o conhecimento prévio com a informação sensorial”, observaram os pesquisadores através de um comunicado. “Por exemplo, você pode reconhecer as linhas e curvas neste artigo como letras só depois de ter aprendido a ler. E isso é exatamente o que estamos procurando:. Modelos que mostram o que está acontecendo no cérebro de uma forma realista “

Os pesquisadores planejam usar scanners de ressonância magnética mais potentes para melhorar a resolução das imagens. Eventualmente, os pesquisadores esperam aplicar a técnica em novas escalas, como sonhos ou pensamentos. [ScienceDaily]