Aqui está a Dark Web revelada

Você acha que conhece a Internet. Mas sites como Facebook, Amazon e Instagram são apenas a superfície. Há todo um outro mundo além: a Deep Web.

É um lugar onde a informação on-line está protegida por senha, presa atrás de paredes, ou requer um software especial para acessá-lo – e o lugar é enorme. Segundo algumas estimativas, é 500 vezes maior do que a Surface Web, que a maioria das pessoas busca diariamente. No entanto, está quase completamente fora de vista. De acordo com um estudo publicado na revista Nature, o Google indexa não mais do que 16% da Surface Web e perde toda a Deep Web. Para qualquer pesquisa feita aparece apenas 0,03% da informação que existe on-line (uma em cada 3.000 páginas). É como pescar nos dois primeiros pés do oceano, você perde toda a “Fossa das Marianas virtual” abaixo.

Grande parte do material não indexado da Deep Web encontra-se em bancos de dados mundiais, tais como o LexisNexis ou os rolos do Escritório de Patentes dos Estados Unidos. Mas, como uma boneca matrioska russa, a Deep Web contém um mundo ainda mais escondido, uma comunidade menor, mas significativa, onde os agentes maliciosos se unem com um propósito comum para o mal. Bem-vindo à Dark Web, às vezes chamada de Darknet, um vasto submundo digital onde hackers, gangsteres, terroristas e pedófilos vão para oferecer seu comércio. O que se segue é apenas uma amostragem superficial dos bens e serviços disponíveis dentro dos recessos mais sombrios da Internet.

nds15004-2-940x399[1]

Coisas que você pode comprar

1. Drogas

Quantidades individuais ou ao nível de traficantes de drogas ilícitas e prescrição de todos os tipos estão disponíveis no submundodigital. The Silk Road (A Rota da Seda), a superloja de drogas, atualmente fechada, fez 200 milhões de dólares em negócios durante 28 meses.

2. Falsificação de moeda

Dinheiro falsificado varia muito em qualidade e custo, mas euros, libras, ienes, todos eles estão disponíveis. Por 600 dólares, você recebe 2500 dólares em notas falsificadas, com a promessa de passarem por canetas e testes de luz ultravioleta.

3. Documentos forjados

Passaportes, carteiras de motorista, documentos de cidadania, identidades falsas, diplomas universitários, documentos de imigração e até mesmo cartões de identificação diplomática estão disponíveis em mercados ilícitos, como na Onion Identity Services. Uma carteira de motorista dos EUA custa cerca de 200 dólares, enquanto passaportes dos EUA ou do Reino Unido são vendidos por alguns milhares de dólares.

4. Armas de fogo, munições e explosivos

Armas como pistolas e explosivos C4 são possíveis de conseguir na Dark Web. Vendedores enviam seus produtos em embalagens especialmente protegidas para evitar raios-x ou enviam componentes de armas escondidos em brinquedos, instrumentos musicais ou eletrônicos.

5. Pistoleiros

Prestadores de serviço, incluindo uma empresa com o nome do monstro C’thulhu, do escritor H.P. Lovecraft, anunciam “soluções permanentes para os problemas comuns”. Para tudo, desde rancores privados até assassinatos políticos, esses pistoleiros aceitam bitcoin como forma de pagamento e fornecem prova fotográfica do ato.

6. Órgãos humanos

Nos cantos mais escuros da Dark Web, um vibrante e horrível mercado negro de órgãos vivos prospera. Rins podem custar 200 mil dólares, corações 120 mil dólares, fígados 150 mil dólares e um par de olhos 1.500 dólares.

Como os criminosos trabalham na Internet

1. Moeda criptografada

O dinheiro digital, como o bitcoin e o darkcoin, e o sistema de pagamento Liberty Reserve fornecem um sistema conveniente para os usuários gastarem dinheiro on-line, mantendo suas identidades do mundo real escondidas.

2. Serviços de hospedagem de Web “à prova de bala”

Alguns serviços de hospedagem em lugares como a Rússia ou a Ucrânia acolhem todo o conteúdo, sem fazerem nenhuma questão de saber as verdadeiras identidades de seus clientes, aceitando pagamentos anônimos em bitcoin, e rotineiramente ignorando os pedidos de intimação de aplicação de uma lei.

3. Computadores nas nuvens

Ao hospedar seu malware criminoso em empresas de renome, os hackers são muito menos propensos a ver o seu tráfego bloqueado por sistemas de segurança. Um estudo recente sugere que 16% dos canais de distribuição de malware e ataques cibernéticos originaram-se da nuvem da Amazon.

4. “Crimeware”

Criminosos menos qualificados podem comprar todas as ferramentas de que precisam para identificar vulnerabilidades do sistema, roubar identidades, comprometer servidores e roubar dados. Foi um hacker que, com apenas um kit de ferramentas, invadiu o sistema de ponto-de-venda da Target, em 2013.

5. Hackers para aluguel

Organizações de cibercrimes terceirizam hackers de aluguel. O grupo Hidden Lynx, da China, possui até 100 ciberladrões profissionais, alguns dos quais são conhecidos por terem penetrado sistemas do Google, Adobe e Lockheed Martin.

6. Call Centers multilíngues do crime

Os funcionários irão desempenhar qualquer papel que você quiser, como o fornecimento de referências de emprego e de educação, iniciando transferências bancárias e desbloqueando contas hackeadas. As chamadas custam cerca de 10 dólares.

Como acessar os artigos da Dark Web

Navegador anônimo

Tor – sigla para The Onion Router – é um dos vários programas de software que fornecem uma porta de entrada para a Dark Web. O Tor redireciona os sinais através de 6.000 servidores para ocultar a origem de uma solicitação de página, fazendo cliques em coisas ilícitas quase impossíveis de serem rastreados. Ele usa páginas secretas com o sufixo .onion – em vez de .com – que são acessíveis apenas com um navegador Tor.

Buscadores secretos 

Em meados de 2014, um hacker criou o Grams, o primeiro buscador da Dark Web. O Grams permite que os criminosos procurem drogas, armas e contas bancárias roubadas em vários sites escondidos. Ele inclui ainda um botão “Estou com sorte” e anúncios segmentados onde traficantes competem por cliques.

Enciclopédia criminal

Uma espécie de enciclopédia cuidadosamente organizada lista sites escondidos por categoria, como Criminosos, Mercados, Vírus e Drogas. As descrições de cada link ajudam novatos curiosos a encontrarem seus itens ilícitos desejados.

Chats ocultos

Assim como no mundo real, os criminosos online procuram para obter o material mais “perigoso”, que deve ser atestado antes que eles possam transacionar. Uma rede de salas de chat e fóruns somente para convidados, escondida atrás de endereços alfanuméricos da Web não listados, fornece acesso aos círculos mais criminosos.